Imprimir

Notícias

Puccinelli é eleito ao governo do Mato Grosso do Sul

Terra

Com 95% das urnas apuradas, já é possível constatar a vitória de André Puccinelli (PMDB) nas eleições para o governo do Estado do Mato Grosso do Sul. O peemedebista tem, no momento, 56% dos votos. Zeca do PT segue na segunda posição, com 42%, sendo impossível levar a disputa para um segundo turno. Nei Braga, do Psol, tem 1%.

Desde o início do processo eleitoral, o candidato peemedebista André Puccinelli apareceu como favorito entre os concorrentes. A campanha começou com vantagem de mais de 20 pontos percentuais sobre o segundo colocado, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT. Essa vantagem foi diminuindo no decorrer do processo, mas não afetou a margem de segurança que previa a vitória em primeiro turno.

Com a máquina pública nas mãos, Puccinelli apresentou à população as ações e realizações de seu governo. Ele também se defendeu de denúncias que colocavam seu nome envolvido em pagamentos de propinas ao Poder Judiciário, negando sempre o que chamou de "falsas acusações".

Marcada pelo embate tradicional entre ele e Zeca do PT, a disputa pela administração do Estado não apresentou adversários que pudessem abalar o enfrentamento entre ambos e acirrou ainda mais a busca do eleitor por suas preferências.

O desafio para Puccinelli foi combater a imagem petista de Zeca, já arraigada à do presidente Luís Inácio Lula da Silva, amigos e companheiros de partido de longa data. Mesmo assim, isso não impediu o peemedebista de aproveitar o carisma do presidente em sua campanha, mostrando em seus programas eleitorais palavras de incentivo proferidas por Lula em visitas ao Estado.
Imprimir