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Kia apresenta o novo sedã Optima, que vem para o Brasil em 2011

Auto Esporte

Não foi o elétrico Pop que chamou mais atenção no espaço reservado à sul-coreana Kia Motors no Salão de Paris. Apesar de o modelo ser um dos destaques do evento, o carro que mereceu observações minuciosas do público foi o sedã Optima que, aliás, estará no Salão de São Paulo, em outubro, e será lançado no mercado brasileiro em 2011, como foi adiantado em maio. No ano que vem, ele também estreará na Europa.

Pelo que é visto em Paris, a nova geração do antigo Magentis dará dor de cabeça aos concorrentes Ford Fusion e Hyundai Azera. O modelo possui acabamento primoroso, teto solar panorâmico, espaço para cinco pessoas ficarem bem acomodadas, além de linhas elegantes e modernas.

De acordo com o vice-presidente de marketing da Kia Motors Europa, Benny Oeyen, a grande aposta da montadora se concentra nos sedãs médios – porte de carro considerado como sedã grande no Brasil. A Kia aposta que o segmento vá crescer 23% nos próximos três anos em todo o mundo, o que representa 5,3 milhões de unidades em 2013.

“Usando uma plataforma e uma carroceria totalmente novas, nosso sedã representa o nosso próximo nível de revolução em design”, destaca Oeyen. Por isso, o grande investimento no visual do carro, que de coreano não tem nada. O modelo foi desenhado por equipes em Frankfurt, na Alemanha, e Irvine, na Califórnia. O design inclui grande frontal de malha única, nova frente e para-choques traseiro, saias laterais esculpidas, novo spoiler traseiro, luzes diurnas e lanternas em LED e rodas de liga leve. O carro ganhou ainda amortecedores de alta performance.

Na Europa, o modelo estará disponível em duas opções de motores, uma 2.0 a gasolina de 170 cavalos de potência e, outra, 1.7 a diesel, que desenvolve 136 cv. Após o lançamento, deverá estrear ainda um versão a diesel turbinada de 160 cv de potência.

O modelo será importado da fábrica sul-coreana de Hwasung. Para o mercado chinês, onde estreará também no ano que vem, será produzido localmente. O carro foi lançado na Coreia do Sul, em maio deste ano.

Pop se inspira em helicóptero
Linhas arredondadas, teto de vidro em forma de bolha e cores vibrantes despertaram a curiosidade tanto da imprensa especializada quanto do público em geral. O carro conceito Pop foi exibido pela primeira vez em Paris, cidade escolhida pela Kia por ditar tendências da moda.

De acordo com o chefe de design da Kia Europa, Gregory Guillaume, o mundo dos carros não estavam inspirando a equipe em relação ao que pretendiam oferecer com o modelo. Então, partiram para uma aerodinâmica mais leve, baseada em bicicletas de alta velocidade e na simples estrutura de um helicóptero.

A partir desse conceito, surgiu a bolha de vidro que cobre o carro elétrico- que possibilita uma visão panorâmica - e os assentos contínuos, que em nada se parecem com bancos de automóveis.

O espaço para as pernas também é destacado pela Kia. O modelo possui 1,74 m de largura, com uma distância entre eixos de apenas 2,05 m. No único banco, segundo a montadora, caberiam três pessoas, mas o espaço é suficiente para dois adultos.

Completando a proposta futurista digna de figuração em seriados como "Jornada nas estrelas", o protótipo vem com um painel em LED, com velocímetro, indicador de carga da bateria, entre outras funções. O interior rosa (veja na foto abaixo), no entanto, pode levá-lo a ser visto como carro feminino.

Totalmente elétrico, o conceito zero emissão tem motor de 50kW ou 68 cavalos de potência e 19,3 kgfm de torque. Com carga total, o compacto pode percorrer 160 km. A bateria de gel de polímero de lítio pode ser totalmente recarregada em seis horas.

Indústria sul-coreana incomoda
Ao conferir as novidades apresentadas pela Kia, a reportagem do G1 encontrou uma equipe de engenheiros brasileiros da Fiat, do departamento de qualidade. Minuciosamente, eles checaram cada detalhe dos modelos sul-coreanos, especialmente, os do compacto Venga – sem previsão para chegar ao Brasil.
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