Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

MTmamma lança campanha contra o câncer de mama nesta quarta-feira, em Cuiabá

Da assessoria

A asssociação MTmamma amigos do peito é uma entidade sem fins lucrativos, criada em março de 2009. Hoje tem 62 assistidas e 25 voluntários
A partir desta semana, Mato Grosso, assim como outros 12 estados brasileiros - PR, RS, SP, ES, CE, PI, RJ, SC, PE, RN, AM, MG - participa do movimento internacional de combate ao câncer de mama, denominado Outubro Rosa. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Cristo Redentor será iluminado com a cor rosa para marcar o início da campanha nesta terça-feira (05.10), enquanto que na Capital mato-grossense, o símbolo escolhido é a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho. A abertura oficial da campanha Outubro Rosa acontece nesta quarta-feira (06.10), às 20h, na frente da igreja, no centro de cidade. A fachada será iluminada de rosa ao som da apresentação especial da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Esta é a primeira vez que Mato Grosso adere à campanha que é promovida pela Associação MTmamma amigos do peito. "Com esforço conjunto e inúmeras parcerias estamos concretizando o proposta da MTmamma de conscientizar a população, levar informação e dar atendimento psicossocial às mulheres com câncer de mama. É fundamental inserir Mato Grosso no contexto mundial do combate à doença", ressaltou a presidente da MTmamma, Gisele Rios. Para alertar a sociedade sobre a gravidade do problema e disseminar informações sobre o diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura da doença foi definida uma intensa programação, ao longo do mês, envolvendo a comunidade, com a realização de palestras em bairros, em órgãos públicos, na iniciativa privada e até em um distrito da zona rural da Capital, a partir de sábado (08.10).

PROGRAMAÇÃO - As palestras educativas, com profissionais especializados na área, acontecem no Espaço Vitória, no Jardim Vitória (08.10); no auditório da Unimed, na avenida Barão de Melgaço (09.10); na Igreja São Bento, Distrito do Aguaçu (12.10); na Assembleia Legislativa (13.10); na Secretaria de Estado de Educação (19.10) e no Posto da Saúde da Família, no bairro Três Barras, em Cuiabá (20.10).

A distribuição de panfletos, realização do autoexame (mamamiga) e divulgação da MTmamma complementam as atividades. No encerramento da campanha, no dia 06 de novembro, a associação promove a 2ª MACARROmamma e o bazar beneficente que vai vender camisetas customizadas e artesanato produzido por associados, assistidas, voluntário e colaboradores.

MOVIMENTO MUNDIAL- O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

INCIDÊNCIA - O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. No Brasil, a estimativa é que 49.240 novos casos apareçam, em 2010. Atualmente, a incidência da enfermidade é de 49 casos a cada 100 mil mulheres. A região Centro-Oeste tem a terceira maior incidência da doença entre as mulheres. Segundo dados do Instituto do Câncer (Inca), a projeção para este ano em Cuiabá é de 110 novos casos. Segundo ainda a presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (Femama), Drª. Maira Caleffi, os números de mulheres diagnosticadas irá triplicar em 2030, principalmente aquelas de países subdesenvolvidos.

Uma pesquisa realizada, em abril de 2009, pela Datafolha em parceria com a Femama aponta que apenas 17% das entrevistadas procuraram algum especialista devido a suspeita da doença e que 6% citaram a ultrassonografia e toque do médico como exame. Tudo isso é fruto da falta de informação e pelas mulheres acharem que nunca correrão riscos. Outras causas vêm da pouca iniciativa de profissionais de saúde em favorecer a decisão das pacientes quanto à mamografia ou da ausência de recursos públicos. Mais de 31% das mulheres nunca fez a mamografia, especialmente as que dependem do sistema publico de saúde, afirma a Dra. Maira Caleffi.

A asssociação MTmamma amigos do peito, é uma entidade sem fins lucrativos, criada em março de 2009. Hoje tem 62 assistidas e 25 voluntários, tendo como fonte de renda para custeio, a contribuição de associados e parcerias com a sociedade civil para levar informação, carinho e assistência às pessoas doentes e à família. Em meados de setembro, a associação conseguiu instalar a sede própria na rua Coronel Escolástico, 377-B, 1º. Andar (fundos), ao lado do banco Sicoob e próximo da Escola Presbiteriana de Cuiabá (EPC).

CALENDÁRIO DAS PALESTRAS (OUTUBRO ROSA MTmamma - 2010)


Dia: 08 de outubro

Horário: 14h

Local: Espaço Vitória

Endereço: Av. José Estevão Torquato, s/n, Bairro Jardim Vitória, Cuiabá, MT


Dia: 09 de outubro

Horário: 9h

Local: Unimed (auditório)

Endereço: R. Barão de Melgaço, 2629, Cuiabá, MT

Apoio: Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Mato Grosso

Dia: 12 de outubro

Horário: 9h

Local: Comunidade do Aguaçu

Endereço: Igreja São Bento - Vilarejo Machado, Distrito do Aguaçu, Cuiabá, MT

Dia: 13 de outubro

Horário: 15h

Local: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Endereço: Av. André Antônio Maggi, 06, Setor A, Centro Político Administrativo, Cuiabá, MT

Dia: 19 de outubro

Horário: 8h30

Local: Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc/MT)

Endereço: R. Engenheiro Edgar Prado Arze, 215, Centro Político Administrativo, Cuiabá, MT

Dia: 20 de outubro

Horário: 8h

Local: PSF Três Barras

Endereço: Av. Projetada A, s/n, Bairro Três Barras, Cuiabá, MT

Mais informações www.mtmamma.com.br

Contatos com Gisele Rios - pres. MTmamma - 8143 5252
Imprimir