Imprimir

Notícias / Esportes

Após coma, boxeador brasileiro tem morte cerebral em SP

Terra

O boxeador Jefferson Gonçalo, 39 anos, que estava internado, em coma, no Hospital Samaritano, em Sorocaba, teve morte cerebral confirmada nesta quarta-feira pelo site da Liga Paulista de Boxe.

Gonçalo foi internado após combate em Salto, no interior de São Paulo. No domingo ele passou por uma grave cirurgia onde parte do cérebro foi retirada. Já era certo que o lutador perderia os movimentos do lado esquerdo do corpo.

Nesta manhã, foi feito mais um exame de encefalograma, sem resposta do atleta. No entanto, a família de Jefferson ainda cogita a possibilidade de fazer mais um exame antes de confirmar o diagnóstico. Nesta terça, foram retirados os sedativos que o mantinham em coma, mas o boxeador não respondeu aos estímulos.

Na manhã do último domingo, Jefferson passou por uma cirurgia, na qual parte de seu cérebro foi retirada, que o deixaria com a parte esquerda do corpo paralisada. Na noite de sábado, o pugilista desmaiou no ringue enquanto lutava com Ismael Bueno, sofrendo uma ruptura em uma artéria do pescoço, e foi levado para o hospital.

Confira abaixo o Comunicado Oficial da Liga Paulista:

É oficial. A família do brasileiro Jefferson Gonçalo recebeu a comunicação dos médicos de que o boxeador teve morte cerebral. O anúncio foi feito ainda na noite de ontem no Hospital Samaritano de Sorocaba (SP), mas, por trâmites legais, foi realizado novo exame de encefalograma na manhã de hoje, sem que o atleta respondesse a qualquer estímulo.

A dúvida dos familiares é se fazem um pedido aos especialistas de último exame de contraste, sempre com a esperança humana e mesmo religiosa de reversão do quadro. Jefferson Gonçalo teve mal súbito na luta diante de Ismael Bueno no sábado, em evento promovido por ele mesmo na cidade de Salto, interior paulista.

Atendido ainda no ringue, mostrou recuperação, porém, por precaução, foi encaminhado inicialmente ao Hospital Monte Serrat, em Salto. Devido à gravidade da situação acabou transferido para Sorocaba e submetido à cirurgia de emergência, na qual teve retirada parte do encéfalo. Desde então, Jefferson Gonçalo não recobrou a consciência.

Imprimir