Imprimir

Notícias / Brasil

Combate à pobreza e erradicação da fome avançam no País, afirma ministra Márcia Lopes

Da assessoria

O combate à pobreza e a erradicação da fome avançaram no País. De 1990 até 2008, a população extremamente pobre caiu de 36 milhões para 9 milhões de pessoas. O tema foi debatido nesta quarta-feira (6), em Brasília, na XIX Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, comentou o desempenho do Brasil, reconhecido internacionalmente pelos investimentos na área social. Márcia Lopes disse que é preciso acelerar as políticas sociais para o País alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015.

Durante o encontro, Márcia Lopes disse que “o debate reafirma uma história de conquistas e retrocessos que resgata iniciativas importantes,

A ministra Márcia Lopes e o presidente do Consea, Renato Maluf, durante plenária da entidade

amplia e dá escala às ações deste governo. São iniciativas, por exemplo, que resgatam o Consea e estabelecem a política nacional de segurança alimentar e nutricional, evidenciando os avanços, inclusive de outras políticas”.

A intensificação das discussões na Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e a participação do MDS nos debates da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que ocorrerão na próxima semana, em Roma (Itália), foram abordados pela ministra.
Márcia Lopes relatou para os conselheiros do governo e da sociedade civil, observadores e convidados a experiência na Cúpula de Revisão dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), onde representou o presidente Lula de 20 a 23 de setembro, em Nova York (EUA).

“O Brasil apresentou resultados e houve reconhecimento das ações brasileiras, mas temos que nos apressar em cumprir os objetivos de desenvolvimento”, afirmou. A ministra l eu o discurso que fez no encerramento da reunião, nos Estados Unidos.

A plenária discutiu a Carta Aberta aos Candidatos e à Sociedade Brasileira – Direito à Alimentação Adequada e Saudável: Próximo Passo da Segurança Alimentar e Nutricional, que será entregue aos candidatos ao Governo Federal e aos governadores eleitos. E debateu a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, prevista para 2011.

Ainda pela manhã, o secretário de Articulação para Inclusão Produtiva do MDS, Ronaldo Garcia, e a pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Anna Peliano, falaram sobre “O papel do Estado no combate à pobreza e extrema pobreza no Brasil”.

Anna Peliano apresentou a trajetória da política de segurança alimentar e nutricional desde 1939. Ronaldo Garcia explicou a política de inclusão produtiva. “O Governo Federal tem 167 ações de geração de trabalho e renda em 21 ministérios”, informou. Citou a importância da sinergia que deve haver entre ações de educação, saúde, trabalho, social etc.

O encontro, no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, prossegue à tarde com a apresentação da secretária Nacional de Renda e Cidadania, Lúcia Modesto, junto com representante do Governo Federal nas áreas de saúde e educação sobre os resultados e desafios do Programa Bolsa Família.

Em seguida, o conselheiro e ex-presidente do Consea Chico Menezes, diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), comenta “O olhar e os desafios do controle social em relação ao Programa Bolsa Família”. O encerramento está previsto para as 17h30.


Imprimir