Imprimir

Notícias

Temer defende revezamento entre PMDB e PT no comando da Câmara

Terra

O presidente da Câmara dos Deputados e vice na chapa de Dilma Rousseff (PT) na disputa presidencial, Michel Temer, defendeu nesta quinta-feira (7) que PT e PMDB continuem a se revezar no comando da Câmara na próxima legislatura.

A partir do ano que vem, o PT terá a maior bancada, com 88 deputados, contra 79 do PMDB. Na atual composição, o PMDB tem o maior número de representantes, com 90 deputados, contra 79 do PT.

"O que creio que vai acontecer, embora não quisesse tratar desse assunto agora, é que vai se repetir o que aconteceu nesta Legislatura: um biênio será do PMDB e outro biênio será do PT. Acho que haverá conversação nessa direção, que é o que a lógica política recomenda", disse Temer.

O PSDB tinha 66 deputados e agora viu sua representação reduzida para 53 parlamentares. O DEM manteve a quarta maior bancada, com 43 deputados. Em 2006, ainda PFL, foram eleitos 65 candidatos.

A base governista ¿ formada por PT, PMDB, PRB, PDT, PTN, PSC, PR, PTC, PSB e PC do B ¿ elegeu 311 deputados. A oposição, com PSDB, DEM, PPS e PSOL, elegeu 111 representantes. Os demais partidos, PV, PP, PTB, PMN e PT do B elegeram, juntos, 91 deputados. Os números ainda podem mudar por conta de candidaturas impugnadas que aguardam o julgamento de recursos.

Para o presidente da Casa, apesar da redução em seus quadros, a oposição "continuará tendo presença e a situação terá a sua maioria para definir os rumos naquilo que ela deseja".

"Numericamente, talvez tenha caído a representação da oposição. Mas o Congresso depende de conversações em vários níveis. Um, por exemplo, é fazer a pauta da Câmara e do Senado que é uma questão interna dos líderes. Outra é atuação para composição da Mesa e das comissões", explicou Temer.
Imprimir