Imprimir

Notícias / Educação

Acadêmicos de engenharia fazem avião para competição internacional

De Sinop - Alexandre Alves

Acadêmicos do curso de engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolveram um avião que vai participar pela segunda vez da Competição SAE Brasil AeroDesign, de 21 a 24 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo.

A equipe da UFMT construiu o “Aeroo”, avião com compartimento de carga nas asas. Com isso, a aeronave ficou 15% mais leve em relação ao antigo projeto e pode carregar até 12 kg durante o voo. “Nosso avião agora está maior, porém mais leve, e com possibilidades de carregar pesos maiores” explica o capitão Saulo Oliveira, que realizou rifas e mini-cursos para conseguir dinheiro e construir o avião, de R$ 12 mil.

Ainda, o monoplano mato-grossense possui airelons tipo junkers, para garantir estabilidade; e bequilha com amortecimento, para não danificar o avião durante o pouso. “Desenvolver um projeto como este nos proporciona experiência para trabalhar em grupo, maturidade, além de preparação para o mercado de trabalho”, anima-se Oliveira.

Ao todo, 96 equipes estão inscritas na competição, que tem envolvimento de 1,3 mil estudantes. Eles projetaram, construíram e agora testam aeronaves rádiocontroladas para a competição. As equipes representam 79 instituições de ensino superior do Brasil, Venezuela, México, EUA e Índia, sendo nove estrangeiras.

Para participar da competição, todas as equipes são desafiadas a projetar e construir aviões rádiocontrolados e depois submeterem seus projetos a avaliações teóricas e práticas, conduzidas por gabaritado time de engenheiros da indústria aeronáutica.

As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações em suas respectivas categorias, ganharão o direito de representarem o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2011, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. As informações são da assessoria da SAE Brasil.


Foto: assessoria

Imprimir