Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Estado dá continuidade ao processo de renovação nas Comissões de Saúde do Trabalhador

Da Assessoria

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) prossegue com o processo de renovação das diretorias das Comissões Locais de Saúde do Trabalhador (CLST) em suas unidades desconcentradas. Essa renovação é realizada por meio de eleição dentre os trabalhadores da Saúde, sendo escolhida uma comissão para cada unidade desconcentrada.

Segundo a superintendente de Gestão de Pessoas (SGP) da SES/MT, Cristiane Cruz dos Santos Mello, “a Comissão Local de Saúde do Trabalhador é um dos principais instrumentos que busca como resultado a segurança no trabalho e a saúde do trabalhador, atuando em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e com o Conselho de Estado de Saúde (CES). O objetivo é tornar permanentemente compatível o trabalho com a prevenção de doenças e a promoção da saúde do trabalhador, assegurando sua participação nas decisões que envolvam a garantia de boas condições individuais e coletivas de trabalho na área da saúde”.

Na terça-feira (07.10) foi escolhida uma nova diretoria da CLST do MT- Laboratório. Agora será realizada eleição de novos diretores nas seguintes unidades desconcentradas: Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais/Ceope (13.10), Centro Estadual de Média e Alta Complexidade/Cermac (22.10) e Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa/Cridac (27.10). No dia 26 de outubro a diretoria da CLST será renovada no Nível Central da SES e nos dias 04 e 05 de novembro, o processo de renovação da diretoria acontece na Comissão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu-192).

Logo após a renovação dos cargos da diretoria nas Unidades Desconcentradas, e no Nível Central da SES/MT, os novos diretores participam de um curso de Formação dos Membros da Comissão Local de Saúde do Trabalhador, acordado com a linha pedagógica da Escola de Saúde Pública da SES/MT. Com o curso os novos diretores desenvolvem um olhar apurado para a avaliação de riscos a saúde dos trabalhadores e obtêm conhecimento para a elaboração do Plano de Trabalho Anual (PTA) com proposta de ações que nortearão o seu trabalho.

O curso tem carga de 24 horas, dividido em três períodos de oito horas, e segue o seguinte cronograma: de 18 a 22 de outubro são qualificados os diretores da Comissão Local de Saúde do Trabalhador do MT Hemocentro, do MT Laboratório e do Ceope. De 08 a 12 de novembro é a vez dos diretores da CLST do Cermac), do Cridac, do Nível Central da SES/MT, e do Samu 192.

“No SUS a Saúde do Trabalhador compreende um conjunto de atividades que visam a promoção da saúde, a prevenção de acidentes ou doenças decorrentes do trabalho e a assistência integral à saúde dos trabalhadores que sofreram acidentes ou adquiriram doenças provocados pelo trabalho. As Comissões Locais de Saúde do Trabalhador são poderosos instrumentos no cumprimento desta atribuição”, finalizou Cristiane.
Imprimir