Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Ministério e igrejas orientam sobre prevenção e cura da hanseníase

De Brasília - Vinícius Tavares

Mais de 10 mil paróquias de todo o Brasil se preparam para uma mobilização que tem por objetivo orientar fiéis sobre a hanseníase. Durante todo o domingo (10), os sacerdotes e os ministros da palavra vão falar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase, doença curável cujos medicamentos estão disponíveis gratuitamente no Sistema único de Saúde (SUS).

A ação é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem o apoio do Ministério da Saúde. O objetivo é aumentar o conhecimento sobre a doença e superar o preconceito e a estima.

Segundo a CNBB, A inclusão da hanseníase nas missas celebrações foi motivada pelo fato de que o tema de domingo ser o Evangelho de Lucas (capítulo 17, versículo 11 e 19), que narra a cura de dez “leprosos” em uma das peregrinações de Jesus Cristo.

Para mobilizar cardeais, arcebispos, bispos, padres, diácomos e outros religiosos, a CNBB enviou uma carta a cada paróquia no dia 17 de setembro para orientar os párocos sobre o assunto.

“Enviamos a carta para que os padres possam ter um material sobre a realidade desta doença, que tem cura e que pode ser controlada desde que diagnosticada de maneira precoce”, afirmou o secretário geral da CNBB, Don Dimas Lara.
Imprimir