Imprimir

Notícias / Política BR

CNBB libera bispos a escolher entre Dilma ou José Serra

De Brasília - Vinícius Tavares

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) liberou os bispos a escolher livremente entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no segundo turno das eleições. A entidade emitiu uma nota à imprensa nesta sexta-feira (8), em Brasília, em que se posiciona oficialmente a respeito do processo eleitoral de 2010, principalmente sobre a polêmica envolvendo a legalização do aborto.

“A CNBB não entra na política partidária nem orienta seus membros a ser contra ou a favor deste ou daquele candidato. Queremos afirmar que defendemos o voto ético. Os bispos têm o direito de fazer suas escolhas políticas com base na fé e na moral cristã”, disse o secretário geral da CNBB, Don Dimas Lara.

Segundo a nota, a CNBB congratula-se pelos benefícios da aprovação da Lei da Ficha Limpa mas lamenta que o nome da entidade tenha sido usado “indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação”.

Sobre a legalização do aborto, o secretário geral disse que espera que o legislativo trabalhe em defesa da vida em toda a plenitude. “É chegado o momento em que os candidatos vão ter a oportunidade de mostrar claramente o seu posicionamento”, afirmou.

A manifestação da CNBB é uma resposta às declarações que estão sendo dadas no meio político de que a candidata do PT, Dilma Rousseff, estivesse mudando de opinião e esteja sendo contra a legalização do aborto. A polêmica começou quando a oposição divulgou recentemente uma entrevista concedida pela petista para o jornal Folha de São Paulo em que ela se dizia a favor do aborto.
Imprimir