Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Na semana das crianças, AACC-MT alerta sobre a importância do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil

Da assessoria

Embora o câncer infantil tenha alcançado nas últimas décadas um grande potencial de cura, chegando a 70% dos casos, a doença continua sendo uma grande causa de mortes devido a constante falha no diagnóstico precoce.

Desde o aparecimento dos primeiros sinais e sintomas da doença até o resultado definitivo dos exames, a criança pode perder um tempo precioso no avanço do tratamento.

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso, instituição que há 11 anos atua no combate ao câncer infanto-juvenil, recebe semanalmente cerca de 20 crianças em tratamento que passam pela Casa de Apoio enquanto lidam com a difícil rotina de exames e quimioterapia.

Segundo Roberta Kawamura, Assistente Social da AACC-MT, as crianças que são encaminhadas à instituição vem do interior do Estado, de área indígena e até de outros países e apresentam, desde o início dos sintomas, a dificuldade do diagnóstico precoce que determinaria o imediato tratamento do câncer.

De acordo com a Hematologista Pediátrica, Dra Meryele Baccarin Machado, o câncer na infância tem sintomas difíceis de serem detectados por exames comuns porque têm características muito sutis, como dores de cabeça e falta de apetite. Nas cidades do interior o problema se intensifica, já que os postos de saúde não possuem equipamentos para exames mais complexos.

Conforme frisa Dra Meryele, é importante que os pais fiquem atentos a outros sintomas do câncer infantil para facilitar o diagnóstico precoce e as chances de cura. “Febre prolongada, grande perda de peso, infecções, palidez, dores nos ossos e nas juntas devem ser características de mal estar observadas cuidadosamente pela família. Este acompanhamento facilita que os médicos entendam com mais clareza por qual problema a criança pode estar passando.”

Para que estas informações sejam divulgadas para toda população, foi instituído em 2008 o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil celebrado em 23 de novembro. Todas as instituições que atuam no combate à doença no Brasil unem forças para divulgar e orientar a sociedade à respeito dos sinais da doença.

A Associação de Amigos da Criança com Câncer - AACC/MT tem planejada uma semana de atividades entre os dias 21 e 26 de novembro. O objetivo é estimular ações educativas e preventivas no combate ao câncer infantil, promover planos de atenção integral e valorizar debates que orientem sobre as possibilidades de tratamento e cura.

A grade de palestras será divulgada em breve. Estudantes universitários, profissionais da área médica e sociedade em geral poderão participar. Mais informações: (65) 3025 0800
Imprimir