Imprimir

Notícias / Cidades

Vendavais estão causando estragos em cidades de norte a sul do estado

De Sinop - Alexandre Alves

Ventos de até 90 km por hora. “Redemoinhos” que torcem coberturas metálicas. Temperatura próxima aos 40 graus. Chuvas de granizo e tempestades. Esses são alguns efeitos do fenômeno climático “La Niña”, em Mato Grosso, nos últimos dias e que está assustando os mato-grossenses.

Porém, apesar de muitas pessoas terem se escondido em baixo da cama por causa do mal tempo, ninguém ficou ferido até o momento. Alguns danos causados pelos fortes ventos aconteceram em estádios de futebol. Em Rondonópolis e Lucas do Rio Verde as praças esportivas foram atingidas por ventanias.

Em Lucas, na terça-feira (5), o estádio Passo das Emas teve a cobertura arrancada, parte do muro caiu e a cabine de imprensa também sofreu danos por causa de um temporal. Na mesma terça-feira um posto de combustível em Juara teve a cobertura metálica retorcida por um redemoinho. Os frentistas disseram que a ferragem ficou torta em questão de segundos.

Na quinta-feira (7), uma forte chuva também causou estragos em Sorriso, com quebras de árvores e fios de energia. Ainda ontem, em Rondonópolis, um temporal destruiu a cobertura do estádio Luthero Lopes e danificou torres da iluminação. O vento também arrancou telhas de dezenas de residências na cidade.

Em Cuiabá, um vendaval ontem à noite danificou sete transformadores da Rede Cemat – nas proximidades do Detran - deixando parte da cidade sem energia. Há poucos dias, uma chuva de granizo danificou telhas de mais de 200 casas em Carlinda, no extremo norte do Estado.

Segundo os meteorologistas, os efeitos do clima estão ligados ao La Niña, fenômeno inverso ao El Niño, e que se caracteriza pela elevação das temperaturas na superfície do mar nas regiões central e oriental do Pacífico. Isso gera secas na região meridional da América do Sul e chuvas no Atlântico tropical, entre outras variações climáticas.

O centro e o norte da América do Sul, América Central e os estados do sul do México têm sido castigados nas últimas semanas por fortes precipitações, após a passagem de várias tormentas e ciclones vinculados ao fenômeno climático.

Fotos: Primeira Hora, Só Notícias, Rádio Tucunaré e TV Nativa
Estádios Luthero Lopes e Passo das Emas, posto em Juara e barracão em Carlinda

Imprimir