Imprimir

Notícias / Cidades

Colniza terá R$ 1,8 milhão para crédito para projetos sustentáveis

De Brasília - VT

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) vai liberar R$ 1,8 milhão referentes ao Termo de Cooperação para Descentralização de Crédito (TDC), formalizado entre a Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT) e o ministério. O anúncio do MCT foi feito durante audiência realizada na última quarta-feira (6), em Brasília, com a participação do deputado federal Valtenir Pereira (PSB/NT). O objetivo é a construção do Centro de Vocação Tecnológica em Oleoquímica e Energias Renováveis, que deverá ser implantado no distrito de Guariba, no município de Colniza (MT).

Durante meses o parlamentar vem articulando com o ministro do MCT, Sérgio Machado Rezende, a viabilização da execução deste projeto que, através de um levantamento sócio-econômico e cultural realizado pelo município, identificou o potencial agrícola e extrativista com vistas à implantação de uma unidade e produção de óleos, biodiesel e geração distribuída de eletricidade. A unidade contribuirá para a sustentabilidade e o desenvolvimento desta população que vive região amazônica.

O diretor da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Wilder Santos, enfatizou a relevância deste centro para a região e elogiou a participação do deputado. “Este centro contribuirá para o desenvolvimento do município, o conhecimento técnico para professores e toda a comunidade, além da transferência de tecnologia e inovação. É muito importante que os parlamentares, assim com fez Valtenir, sigam este exemplo e decidam investir em projetos como este”, ressaltou o diretor.

O parlamentar socialista pontuou que é dever de todos a preocupação com o desenvolvimento sustentável, principalmente com a Amazônia. “Se cada um fizer ao menos um pouquinho, juntos alcançaremos todos os objetivos. Poder beneficiar a população e ao mesmo tempo contribuir com o desenvolvimento sustentável é para mim uma grande conquista”, salientou o deputado. (As informações são da assessoria de imprensa do deputado Valtenir Pereira).
Imprimir