Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Semana da mulher em Jucimeira priorizou prevenção de câncer uterino

Da Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu de 27 de setembro a 1º de outubro a Semana da Mulher durante a qual foi dado ênfase a Prevenção de Câncer de Colo de Útero, uma das maiores ameaças à saúde feminina. O câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o mal é responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano no mundo. No Brasil, no ano de 2007, essa doença matou 4.691 mulheres.

Estima-se que, em 2010, sejam contabilizados mais de 18 mil casos da doença para cada 100 mil mulheres. "O sucesso no tratamento é de até 100% na maioria dos casos, porém, muitas mulheres, por não fazerem o exame de papanicolau, acabam se tornando portadoras de lesões cancerígenas graves, chegando a óbito em muitos casos ", alerta a enfermeira padrão, Mariângela C. Bastos, responsável técnica pelo PSF1.

Na Semana da Mulher, durante a campanha de Prevenção de Câncer de Colo de Útero foram atendidas prioritariamente mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos, com as quais foi coletado material para o exame preventivo do Papanicolau. Durante a campanha, no PSF 1, antigo Centro de Saúde, médico, enfermeira, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, fizeram um atendimento preferencial às mulheres nos períodos matutino e vespertino. Além da coleta de material para o exame também foram realizadas palestras com orientações sobre o exame do Câncer do Colo de Útero, reforçando a necessidade da realização do mesmo. Neste período foram atendidas 80 mulheres residentes no município juscimeirense.

Segundo o prefeito Valdecir Luiz Colle, o Chiquinho do Posto; “o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e a equipe de saúde do PSF 1, visa melhorar a qualidade da saúde da mulher, através da prevenção, e também contribui para o alcance das metas estabelecidas para a saúde no município de Juscimeira durante a nossa administração”.

Com o tema “ÚTERO, lugar onde a vida começa, e não onde termina....PREVINA-SE”; a Secretaria Municipal de Saúde e a equipe de saúde do PSF 1, vão continuar dando um atendimento especifico às mulheres que procuraram a unidade de saúde da família, durante a campanha, pois segundo a secretária municipal de saúde, Rosangela Lopes Ribas, “o índice de qualidade do atendimento em saúde melhorou em nosso município graças ao trabalho sério, gradativo e responsável, que está sendo feito pela atual administração”.
Imprimir