Imprimir

Notícias / Brasil

Oktoberfest tem desfile e música típica em Blumenau

Terra

Cerca de 30 mil pessoas, segundo os cálculos da Polícia Militar, participaram do desfile da Oktoberfest realizado no final da tarde desta sábado em Blumenau, cidade localizada a 130 quilômetros de Florianópolis.

O desfile lotou a avenida XV de Novembro, a principal da cidade, desde as 16 horas (de Brasília). Além dos carros que distribuíram cerveja ao público, bandas típicas alemãs passaram pelo local, dando início à festa no final da semana.

"Eu nunca vi isso em minha vida. Bebo de graça, os carros passam e lotam minha caneca de chope", disse o veterinário Márcio Gama Santiago, 36 anos, morador de Campinas (SP) e que se deslocou à Blumenau com a esposa e a filha de seis anos. "Estou adorando a festa".

Promovida pela prefeitura de Blumenau, a festa praticamente lotou a rede hoteleira da região neste feriado prolongado. Quem chegou de última hora não encontro lugares em hotéis, pousadas ou até mesmo motéis.

O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing, destacou que cerca de 1 milhão de pessoas são esperadas nos 18 dias de Oktoberfest. Os três pavilhões receberam, apenas na última sexta-feira, cerca de 40 mil pessoas.

"É a nossa festa, o nosso momento, aqui podemos oferecer e mostrar um pouco da cultura alemã ao país", disse.

A arquiteta Sandra Martorell, 32 anos, de São Paulo, disse ser a primeira vez que visita a festa alemã. Acompanhada de duas amigas, ela estava hospedada em Balneário Camboriú e não encontrou local para dormir. ¿Bebemos e não temos como voltar. Pegar estrada é arriscado depois de sair da festa do chope¿, disse. ¿vamos dormir dentro do carro. Arrumamos um estacionamento seguro, esse é o único jeito¿.

Festa conta com banda alemã de 103 anos
Uma banda alemã com 103 anos de existência animou milhares de pessoas que acompanharam a terceira noite da Oktoberfest em Blumenau, na noite deste sábado. A Harthauser Musi foi fundada em 1907 na região de Ober-Bayern, próximo à Munique e é formada por 14 músicos. Grande parte da banda é composta por agricultores que vieram pela primeira vez à festa catarinense, considerada a segunda maior do mundo no gênero.

Os alemães colocaram para dançar as cerca de 50 mil pessoas pela passaram pela Oktoberfest de Blumenau e lotaram os pavilhões durante toda a madrugada deste domingo.

A 27º Oktoberfest de Blumenau prossegue até o dia 24 de outubro. A prefeitura espera que cerca de um milhão de pessoas passem pelos pavilhões nos 18 dias de evento.

Imprimir