Imprimir

Notícias

Em nota, Regional Sul da CNBB diz que não patrocina panfletos

Terra

Após uma reunião realizada em Indaiatuba, município situado a 90 km da capital paulista, os bispos da Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicaram uma nota de declaração com o objetivo de esclarecer qual é sua posição em relação às eleições.

Na nota, os bispos garantem que não patrocinam a impressão e a distribuição de folhetos a favor ou contra candidatos. Eles afirmam ainda respeitar a decisão de cada eleitor e recomendam, por fim, que as pessoas analisem as propostas de cada partido e candidato, para que "as eleições consolidem o processo democrático".

Confira a íntegra da nota:

"DECLARAÇÃO SOBRE AS ELEIÇÕES

Os bispos católicos do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), do Estado de São Paulo, em sintonia com a DECLARAÇÃO SOBRE O MOMENTO POLITICO NACIONAL, da 48ª Assembleia Geral da Conferência (Brasília, maio de 2010), esclarecem que não indicam nem vetam candidatos ou partidos e respeitam a decisão livre e autônoma de cada eleitor.

O Regional Sul 1 da CNBB desaprova a instrumentalização de suas Declarações e Notas e enfatiza que não patrocina a impressão e a difusão de folhetos a favor ou contra candidatos.

Reafirma, outrossim, as orientações quanto a critérios e princípios gerais a serem levados em conta no discernimento sobre o momento político, já oferecidos pela 73ª Assembleia Geral do Regional Sul 1 (Aparecida, junho de 2010), expressos na Nota VOTAR BEM.

Recomenda, enfim, a análise serena e objetiva das propostas de partidos e candidatos, para que as eleições consolidem o processo democrático, o pleno respeito aos direitos humanos, a justiça social, a solidariedade e a paz entre todos os brasileiros.

Indaiatuba (Itaici), SP, 16 de outubro de 2010.

Dom Nelson Westrupp
Presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1
E Bispos do Regional Sul 1"

Imprimir