Imprimir

Notícias

MG: PT ganha apoio de lideranças verdes e sustenta DilmasiaDayanne Sousa

Terra Magazine

O ex-candidato do PV ao governo de Minas Gerais, José Fernando Aparecido, vai declarar seu apoio à candidatura da petista Dilma Rousseff à presidência em ato nesta sexta-feira (22) junto da coordenação da campanha de Marina Silva no Estado. Marina foi a presidenciável mais votada em Belo Horizonte com mais de 560 mil votos. Segundo o presidente do PT de Minas, Reginaldo Lopes, uma pesquisa interna indica que pelo menos dois terços desta votação deve ir para Dilma no segundo turno.

"Esse apoio é importante pelo simbolismo que têm e para consolidar que este eleitorado com preocupações com o meio ambiente vota em Dilma", sustenta Lopes. Em outros dois colégios eleitorais importantes, o apoio de ex-candidatos verdes foi para o presidenciável tucano José Serra. Fernando Gabeira (PV - RJ) e Fábio Feldmann (PV - SP) estão com o PSDB. Lopes evita opor as duas forças e defende que "os votos de Marina são orgânicos, não são partidários".

O candidato derrotado e atual deputado, José Fernando, diz que a opção por Dilma foi feita após uma negociação na qual a campanha da petista se comprometeu a incluir no programa questões específicas de políticas na área de mineiração. A posição é também uma postura contra os tucanos: o ex-governador Aécio Neves e o governador reeleito Antonio Anastasia.
- Até agora não fui procurado pelo PSDB, mas eu defendo essa pauta há anos aqui no Estado e se o PSDB de Minas não me deu apoio, vou ter do PSDB de São Paulo (estado de Serra)? - critica.

Dilmasia

Lopes defende ainda a continuidade do "Dilmasia", fenômeno do voto em Dilma para a presidência e Anastasia para o governo do Estado. Minas Gerais elegeu Anastasia no primeiro turno, mas Dilma foi a mais votada no Estado para a presidência.

A campanha tucana tem se esforçado em conquistar esses eleitores, mas Lopes aposta que "os mineiros se identificam muito mais com o projeto de governo Lula e Dilma". Um maior engajamento de Aécio Neves na campanha de Serra é considerado fundamental para uma mudança neste quadro do primeiro turno.
Imprimir