Imprimir

Notícias / Variedades

Festival Natura Nós reúne 22 mil pessoas em São Paulo

Da assessoria

Neste final de semana cerca de 22 mil pessoas compareceram à Chácara do Jockey para conferir as 14 atrações nacionais e internacionais do Festival Natura Nós que celebrou o encontro da música brasileira com a música de outros lugares do mundo.

No sábado, 17 mil pessoas assistiram em dois palcos e em shows alternados, o cantor e compositor Marcelo Jeneci que cantou Dia a Dia Lado a Lado com a participação especial de Tulipa Ruiz, a cantora e percussionista Karina Buhr, os grupos Cidadão Instigado e Móveis Coloniais de Acaju, além das cantoras Céu e Vanessa da Mata, que apresentou sucessos como A Lua e Eu e Ai Ai Ai.

Dentre as atrações internacionais, os franceses do Air – pela primeira vez ao Brasil - apresentou um show mais cool, transitando entre o rock, folk e progressivo. Com uma programação eclética o público ainda apreciou os sucessos do Snow Patrol que abriu o show com Open Your Eyes e os músicos argentinos e uruguaios do Bajofondo, conhecidos pela música Pa’bailar, encerraram o show com uma grande festa, permitindo a presença do público no palco. E o primeiro dia do Natura Nós foi encerrado com os ingleses do Jamiroquai que proporcionaram um grande baile de disco music com os sucessos de When You Gonna Learn, Canned Heat, Deeper Underground e muito outros. O horário de início dos shows foi pontual e os intervalos entre as atrações não passaram de dez minutos.

Já no domingo o evento foi dedicado às crianças e família. Quase 5 mil pessoas conferiram os shows do grupo Pequeno Cidadão, liderado pelos músicos Arnaldo Antunes, Edgar Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto que cantaram ao lado dos filhos; da dupla Palavra Cantada – formada pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit – que presenteou o público com sucessos de 12 anos de carreira, e o Pato Fu com o projeto recém lançado, Música de Brinquedo. E após dois dias de muita música subiu ao Palco Verde do Natura Nós, a 14ª atração do Festival: a cantora Adriana Calcanhoto com o projeto Partimpim ‘Dois é show’.

A segurança do Festival Natura Nós reuniu nos dois dias: mais de 600 seguranças particulares e 50 profissionais do Corpo de Bombeiros, além de 1 posto da Polícia Militar e 1 do Juizado de Menores, que, não registraram nenhuma ocorrência grave nos dois dias.

O suporte médico do Festival foi formado por 3 postos médicos, 3 carros de UTI Móvel e mais 3 ambulâncias. Nos dois dias, foram registrados quase 160 atendimentos ambulatoriais sem nenhuma gravidade.

Outro destaque do Natura Nós foi a limpeza. Durante as mais de 20 horas de programação, divididos em dois dias, cerca de 140 pessoas trabalharam para garantir o bem estar das pessoas durante o evento. Todo o lixo produzido no festival foi organizado em latões divididos em: Orgânico, Reciclável e Não Reciclável. A Rede Cata Sampa (www.catasampa.org ), formada por 15 cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, ficou responsável por todo o gerenciamento do lixo produzido, e o material destinado para reciclagem, compostagem ou aterros sanitários. E toda a renda gerada com esta reciclagem ficará para a Rede Cata Sampa.

Assim como ano passado, o público usufruiu de uma estrutura especial de banheiros, com hall de distribuição dos lavatórios com produtos Natura. No sábado, foram utilizados produtos da linha Natura TodoDia na pista principal e Natura Ekos na área VIP. E no domingo, a linha infantil Natura Naturé e Natura Mamãe e Bebê. Além disso, o público contou com um número elevado de atendentes de limpeza e reposição constante de produtos de higiene.

Outra novidade deste ano também foi o serviço de transporte especial de vans, com saídas de hora em hora do World Trade Center e do Terreno Ibiapinópolis, quase 1 mil pessoas utilizaram esse serviço no sábado e no domingo. Além disso, o público aderiu ao benefício do desconto para carona compartilhada no estacionamento oficial da Chácara do Jockey. Cerca de 300 dos 900 carros que usaram o estacionamento fizeram o pagamento com desconto devido ao benefício.

Durante os dois dias, praticamente todo o público visitou os stands das ONGs do Projeto Tamar que lançou o CD com a temática da preservação das tartarugas marinhas; da Fundação Gol de Letra que promoveu leituras às crianças; da Associação Social Pracatum de Salvador, que trouxe uma exposição institucional e artesanatos; pôde também conhecer o trabalho da Feira Preta que reforça a cultura e a identidade afro-brasileira; além de outras instituições como SOS Mata Atlântica; CataSampa; AfroReggae e o Catraca Livre.

O Espaço Encontro Criativo também foi frequentado pelo público. Foram comercializados artigos inovadores e criativos, como: bolsas feitas com jornal, camisetas 100% pet, itens feitos de reaproveitamento de lona e banners, entre outros. Produtos das bandas que participaram do Festival como CDs, DVDs e camisetas também estavam à venda.

No domingo, além da programação musical, o destaque também ficou por conta da Oficina Naturé Tchibum no Mundo, espaço onde as crianças desenvolviam fantasias de papelão e descobriam de uma forma lúdica e criativa, o mundo do reaproveitamento de materiais. Outro diferencial foi o Espaço Natura Mamãe e Bebê, com fraldário e massagistas à disposição, garantindo assim o conforto das mamães, bebês e gestantes.

Foram utilizados copos feitos com material à base de amido de milho e os de cerveja que são feitos de papel, ambos, com prazo máximo de até 6 meses para se desfazerem, portanto, biodegradáveis. E no cardápio o público pôde desfrutar de alimentos orgânicos e não orgânicos, opções que iam de pizzas, sanduíches natural a sucos de fruta, açaí e entre outras.

Assim como em 2009, a organização do Festival Natura Nós se preocupou em compensar a emissão de CO2 do evento. Para isso, a Natura está fechando o inventário de todas as emissões dos dois dias de Festival para compensá-las em seguida. A forma de compensação ainda está em definição.

Sobre o Natura Musical

Em 2005, a Natura, por acreditar na música brasileira como experiência de Bem Estar Bem, criou o Natura Musical, programa de incentivo à música brasileira. Ao longo desses 5 anos, por meio do fomento à música, o Programa apoiou projetos de patrocínio a turnês, CDs e DVDs, resgate de acervos de músicas erudita e popular e formação musical, até projetos de pesquisa que revelam a riqueza da música brasileira.

E, para ampliar a atuação do Natura Musical e levar a experiência por meio da música para um número maior de pessoas, em 2010, o Programa lançou o Portal e o Programa de Rádio Natura Musical. Agora, no segundo semestre, traz o Festival Natura Nós.

Sobre a Natura

A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui cerca de 6,2 mil colaboradores e registrou no ano de 2009, receita bruta de R$ 5,8 bilhões, um crescimento de 19,3% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 683,9 milhões, 32,1% superior ao registrado em 2008. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, Guatemala, Honduras e El Salvador atua por meio de distribuidores. Sua força de vendas é formada por mais 1 milhão de consultoras, sendo 885 mil no Brasil e 170 mil no exterior.

Sobre a Mondo Entretenimento – realizadora do festival

A Mondo Entretenimento surgiu há seis anos para atuar no mercado de entretenimento e marketing profissional e, recentemente, uniu-se ao grupo ABC, formando uma das maiores empresas de entretenimento da América Latina. Pautada em um conceito full service na área do entretenimento, atua em várias unidades de negócios, como shows e turnês, teatros, exposições e espetáculos, comercialização de ingressos, merchandising dos conteúdos, comercialização e ativação de patrocínios. Entre outros trabalhos, foi responsável pelas apresentações do Live Earth, Bob Dylan, Linkin Park, Black Eyed Peas, REM, Queen, Alanis Morissette, Iron Maiden, Jonas Brothers, The Killers, Beyoncé.
Imprimir