Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Classe médica realiza ato por regulamentação da Emenda 29

De Brasília - Vinícius Tavares

Médicos de todo o Brasil realizam uma manifestação nesta terça-feira (26) em Brasília pela valorização da categoria em alusão ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro. Organizada pela Mobilização Nacional pela Valorização da Assistência é pela Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e Federação Nacional dos Médicos, a manifestação tem como objetivo principal sensibilizar a sociedade, gestores públicos, parlamentares sobre a necessidade de investimentos no setor.

“Queremos a valorização da nossa categoria. Nos pagam uma miséria pelo SUS e nos planos de saúde. Vamos mudar este quadro. Se for preciso até cancelando nosso atendimento com os planos de saúde”, ameaçou o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D’Ávila.

Durante a manhã, eles se concentraram em frente ao Ministério da Saúde e protocolaram um documento com as principais reivindicações da categoria. O mesmo documento foi entregue na Câmara e no Senado Federal. A audiência com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, está marcada para às 16h (horário de Brasília).

Entre as demandas dos médicos, estão a destinação de mais recursos para o SUS através da regulamentação da emenda 29, melhores condições de trabalho e remuneração, mais qualidade na assistência e maior eficiência na gestão.

Os médicos defendem mais regulação na saúde suplementar com adoção do PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento), e da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos) e exigem mais respeito às entidades por meio da valorização da representação dos médicos no cenário político.
Imprimir