Imprimir

Notícias / Variedades

Natura participa dos debates da COP10 no Japão

Da assessoria

No encontro, lideranças de diversos países discutem formas de preservar a biodiversidade do Planeta


A Natura vem acompanhando de perto as discussões da COP10 (Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica), que acontece até essa sexta-feira, 29 de outubro, em Nagóia, no Japão. No total, delegações de 193 países estão participando do evento.

Três executivos representam a empresa na COP10: Marcos Vaz, diretor de sustentabilidade, Sérgio Talocchi, gerente de relacionamento com comunidades, e Daniel Serra, gerente de relações governamentais. Desde a última segunda-feira, eles vêm apresentando em diversos painéis e encontros organizados pela Conferência as experiências da Natura no uso sustentável da biodiversidade brasileira.

A presença da Natura na COP10 é uma oportunidade de ampliação de diálogo e troca de experiências com outras empresas, organizações não governamentais e governos de outros países que realizam algum tipo de trabalho ligado ao tema biodiversidade.

Um dos assuntos prioritários para o país na COP10 é a elaboração de um protocolo internacional de acesso e repartição de benefícios (ABS, sigla em inglês), um dos passos mais importantes para estimular a utilização dos recursos da biodiversidade de forma ética, garantindo sua preservação. O Brasil é um dos 17 países chamados de megabiodiversos, que concentram cerca de 70% das espécies do planeta.

A elaboração do protocolo definirá as regras para que, por exemplo, empresas de um país possam fazer pesquisa e desenvolver produtos a partir da biodiversidade de outro e como se dará a divisão dos benefícios da exploração comercial desses produtos.

Apesar do marco legal brasileiro ainda demandar uma forte evolução , a experiência acumulada pela Natura em mais de 10 anos com o tema, resultou na Política Natura de Uso Sustentável da Biodiversidade e do Conhecimento Tradicional, lançada no final de 2008. O documento reúne as diretrizes de repartição de benefícios e de abastecimentos de insumos da biodiversidade. Os representantes da empresa tem apresentado está experiência em Nagoya.

Natura cria blog para a COP10

Além de participar diretamente da COP10, a Natura criou um blog, com o objetivo de ampliar o debate sobre o tema e divulgar os resultados da conferência. No espaço, os representantes da empresa compartilham diariamente suas impressões sobre tudo que acontece na conferência, postando seus comentários, críticas vídeos e outras informações que ajudam a ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade. O blog pode ser acessado no link www.natura.com.br/biodiversidade.



Números sobre a perda da biodiversidade:

• Mais da metade das espécies de plantas na Europa estão ameaçadas e praticamente dois terços dos serviços de ecossistema no mundo todo estão diminuindo
• 30 a 45% das espécies de plantas medicinais podem estar ameaçadas de extinção na sua forma nativa.
• Com base nas tendências atuais, estima-se que 34.000 espécies de plantas e 5.200 espécies de animais - incluindo uma em cada oito espécies de aves no mundo - estão à beira da extinção.
• Biodiversidade e pesca: uma rede de áreas marinhas protegidas, com o objetivo de conservar 20 a 30% dos mares e oceanos, custaria de 5 a 19 bilhões de dólares, mas ajudaria a garantir a captura de peixes no valor de 70 a 80 bilhões de dólares, além de fornecer serviços de ecossistemas marinhos avaliados em 4,5 a 6,7 trilhões de dólares por ano.
• Biodiversidade e turismo: o turismo baseado no usufruto da natureza na África gera aproximadamente o mesmo lucro que a agropecuária, a silvicultura e a pesca juntos.
• Biodiversidade e mudanças climáticas: as áreas protegidas do México armazenam o equivalente a 2,45 gigatoneladas de dióxido de carbono- mais que cinco vezes o que esse país emitiu de dióxido de carbono em 2004 - avaliadas em 12,2 bilhões de dólares.


Sobre a Natura


A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui cerca de 6,2 mil colaboradores e registrou no ano de 2009, receita bruta de R$ 5,8 bilhões, um crescimento de 19,3% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 683,9 milhões, 32,1% superior ao registrado em 2008. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, Guatemala, Honduras e El Salvador atua por meio de distribuidores. Sua força de vendas é formada por mais de 1,1 milhão de consultoras, sendo 941,9 mil no Brasil e 177,7 mil no exterior.


Imprimir