Imprimir

Notícias / Política BR

Para FHC, governo Lula foi intransigente e intolerante

Reuters

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), classificou neste domingo o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como intransigente e intolerante, e comparou as pesquisas eleitorais às previsões meteorológicas.

Fernando Henrique acusou o governo petista de não ter aberto diálogo com a oposição nos últimos oito anos, e disse que o currículo da candidata petista e ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff era "ruim".

"O governo do presidente Lula se caracterizou pela intransigência e pela intolerância. Para eles, um é bom e outro é mau. E no PSDB mau sou eu", afirmou.

"O Brasil precisa de pontes, e pontes devem ser construídas. Por enquanto, o PT e o presidente Lula foram dinamitadores de pontes", acrescentou o ex-presidente, que foi aplaudido por dezenas de eleitores enquanto se dirigia para votar no colégio Nossa Senhora do Sion, em Higienópolis, na região central de São Paulo, no final da manhã.

O ex-presidente comparou as pesquisas eleitorais, que dão vitória à candidata petista, com a previsão do tempo, indicando que são sujeitas a mudanças súbitas. A previsão meteorológica para este domingo era de chuva, mas o sol apareceu.

"Nem sempre pesquisa tem capacidade de pegar o que acontece no finalzinho (da eleição)", disse ele.

Nas últimas pesquisas para o segundo turno da eleição presidencial, divulgadas no sábado, o candidato José Serra (PSDB) aparece 10 pontos percentuais atrás de Dilma.

Fernando Henrique afirmou ainda que o futuro presidente precisa ter uma visão de economia, sociedade, segurança e meio ambiente, temas que passaram longe da campanha eleitoral.

"A população está mudando, por isso tem que mudar várias políticas, e nada disso foi objeto de campanha", disse ele.
Imprimir