Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Grupo acha crânio de réptil 'africano' de 240 milhões de anos no RS

G1

Uma dupla de pesquisadores da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no Rio Grande do Sul, anunciou a descoberta de um crânio excepcionalmente bem preservado de cinodonte, réptil pertencente ao grupo que deu origem aos mamíferos. Com 242 milhões de anos, o bicho, cujo nome científico é Luangwa, foi encontrado no município de Dona Francisca (região central gaúcha). Fósseis da criatura são muito mais comuns na África, o que reforça a tese de que o nosso continente e a África Ocidental estavam ligados por terra quando o animal viveu. 

Embora alguns fragmentos cranianos de Luangwa já tivessem sido identificados no Rio Grande do Sul, o crânio quase completo deve facilitar os estudos sobre a biologia do animal, afirma a equipe da Ulbra, formada pelo paleontólogo Sérgio Furtado Cabreira e pelo biólogo Lúcio Roberto da Silva. O animal foi descoberto originalmente na Zâmbia, de acordo com os pesquisadores.

Cinodontes como o Luangwa apresentavam grande variedade de formas e estilos de vida há 240 milhões de anos, mas todos já tinham semelhanças com os mamíferos, como a presença de pelos e, provavelmente, de sangue quente.
Imprimir