Imprimir

Notícias / Brasil

SP: 2 milhões devem visitar os 22 cemitérios durante o feriado

Terra

A prefeitura de São Paulo espera que dois milhões de visitantes compareçam aos 22 cemitérios municipais e ao crematório Dr. Jayme Augusto durante o feriado prolongado de Finados. Para atender a demanda, o Serviço Funerário (SFMSP) estendeu o horário de funcionamento dos cemitérios em uma hora terça-feira, das 7h às 19h.

Cerca de mil funcionários da autarquia estarão em plantão para orientar os cidadãos, que também podem obter informações pelo telefone 0800-109850. Todos os cemitérios contarão com agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar.

Cuidados com os enxadinhas
O SFMSP orienta que os familiares não paguem pessoas que oferecem serviços como limpeza ou vigilância de túmulo, conhecidos como enxadinhas. Os funcionários do SFMSP não estão autorizados a prestarem esse tipo de serviço e nem cobrarem por qualquer trabalho. Denúncias podem ser feitas na administração do cemitério, ou pelo telefone 0800-109850.

A SFMSP pede ainda que concessionários de terrenos (lápides e túmulos) atualizem seus endereços nas administrações dos cemitérios. Ao visitar os túmulos, as pessoas devem retirar os sacos plásticos que cobrem vasos de flores e substituir a água por areia nos pratinhos.

Transportes
A SPTrans fará uma operação especial no Dia de Finados. Serão 336 linhas de ônibus com frota reforçada, que irão operar com placas no vidro frontal indicando quais cemitérios atendem. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montará bloqueios e alterará o sentido do trânsito para facilitar o acesso aos cemitérios da capital.

Cerca de 200 pessoas morrem por dia em SP
Diariamente morrem cerca de 200 pessoas em São Paulo e aproximadamente 150 são sepultadas, enquanto cerca de 15 são cremadas por dia. De janeiro a outubro de 2010, mais de 35 mil pessoas já foram sepultadas.
Imprimir