Imprimir

Notícias / Cidades

Prefeitura entrega certificados para 302 famílias do Dr. Fábio e Altos da Serra

Da Redação/Com Assessoria

O prefeito Wilson Santos entregou na noite de ontem (14), juntamente com o secretário da Agência Municipal de Habitação Popular, João Vieira, mais 302 títulos de concessão especial, os chamados Certificados de Direito de Uso Real (CDUR), marcando o início da regularização fundiária dos bairros Dr. Fábio II e Altos da Serra. A expectativa do chefe do Executivo cuiabano é fechar 2009 com a entrega de 16 mil títulos, o que significa 50% de regularização fundiária na Capital do Estado e 100% até o final da gestão, em 2012. O programa de regularização fundiária teve início no primeiro mandato. A entrega ocorreu na escola municipal Celina Fialho Bezerra.

Os certificados dão ao morador a garantia de posse e o direito ao registro em cartório. O prefeito afirmou estar feliz por cumprir um compromisso. “É muito gratificante para um ser humano começar uma luta (como foi com o surgimento do Doutor Fábio, em 87, onde estive junto) e agora entregar os certificados de direito de uso real”, disse.

Conforme o prefeito, além da regularização fundiária de 100% dos dois bairros, as comunidades também serão atendidas com água tratada de qualidade e mais asfalto neste segundo mandato. Ele anunciou que uma emenda do deputado federal Eliene Lima prevê R$ 20 milhões para Cuiabá. “Um pedaço dessa emenda vem para atender o Doutor Fábio e o Altos da Serra com asfalto”, afirmou. Quanto a água tratada, a solução do problema ocorrerá com a inauguração da duplicação da capacidade da ETA do Tijucal, que deve acontecer até o final de fevereiro.

Segundo o secretário de Habitação de Cuiabá, João Vieira, nos próximos dias a Prefeitura iniciará o processo de entrega de certificados para famílias dos bairros Carumbé, Vale do Carumbé, Três Barras, Ribeirão do Lipa, Novo Terceiro, Novo Horizonte e Novo Mato Grosso. “Também estamos aguardando aprovação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano para a entrega de certificados no Residencial Suciri, Vila Nova do Coxipó e bairro São Francisco”.

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Cuiabá também vai promover a entrega de certificados nos bairros Serra Dourada, João Bosco Pinheiro, Santa Laura e Jardim União. Para fevereiro, o secretário anunciou a conclusão da regularização fundiária dos bairros Dr. Fábio II e Altos da Serra, com recursos do Ministério das Cidades. “Vamos fechar 2009 com 16 mil títulos entregues, o que significa 50% de toda a Capital”.

“Há muito tempo nós esperamos por essa regularização”, disse o morador Alfredo Batista dos Reis. Ele e a esposa moram no bairro Doutor Fábio há mais de oito anos. “Isso é tudo de bom, é um prêmio para os moradores. Agora temos tranqüilidade e podemos dizer que somos proprietários”, completou.

A solenidade de entrega de certificados teve a presença também do deputado federal Eliene Lima, do secretário de Comunicação da Capital, jornalista Maurélio Menezes, da administradora da Regional Norte, Maristela Okamura (representando Eldo Gataz, da Regional Leste), além de líderes comunitários, como o presidente da Associação de Moradores do Doutor Fábio, Manoel de Brito, e do Altos da Serra, Moacir Silva.
Imprimir