Imprimir

Notícias / Educação

Endereço errado faz com que vários estudantes de Cuiabá percam Enem

Da Redação - Julia Munhoz

Oito estudantes registraram Boletim do Ocorrência na Central de Flagrantes de Cuiabá, por não conseguirem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado durante o final de semana pelo Ministério da Educação (MEC). Os motivos variam entre endereço dos locais de prova errado, não confirmação do pagamento da taxa de inscrição e o mau atendimento dos ficais que aplicavam a prova.

Priscilla Loraynny Soares e outros três candidatos passaram pelo mesmo problema. No cartão de confirmação constava que a Escola Estadual Senador Azeredo, apontada como local de prova é localizada na Avenida Senador Metello, bairro Dom Aquino, porém o bairro correto é o Porto. Com isso os estudantes se atrasaram e perderam a prova.

Com Alexandre Rodrigues da Silva e Cristiane Silva o problema foi a não confirmação do pagamento, que acarretou na não confirmação do local de prova. De acordo com o boletim de ocorrência os estudantes tentaram contato com a coordenação do Enem, porém, não obtiveram êxito.

Já o estudante Ricardo Afonso de Souza afirmou que foi impedido por uma fiscal de fazer o exame. Ele alega que chegou ao local com antecedência e apresentou cópia autenticada da identidade, mas como não foi aceito pediu que seu pai levasse à original. Ricardo explicou que o pai chegou à escola quinze minutos após o início da prova, mas mesmo assim foi impedido de fazer o Enem.

Na tarde desta segunda-feira (08) a Justiça Federal do Ceará aceitou pedido de liminar do Ministério Público Federal do Estado, que pede a suspensão do Enem 2010. A juíza da 7ª Vara Federal, Carla de Almeida Miranda Maia, aceitou a argumentação do MPF. A afirmação é de que erros de impressão nas provas causaram prejuízo para os candidatos.

Erros

No primeiro dia de prova a folha em que os estudantes marcam as respostas das questões estava com o cabeçalho das duas provas trocado. O exame tinha 90 questões, sendo a primeira metade de ciências humanas e o restante de ciências da natureza. Mas, na folha de marcação, as questões de 1 a 45 eram identificadas como de ciências da natureza e as de 46 a 90, como de ciências humanas.
Imprimir