Imprimir

Notícias / Cidades

Obras de esgotamento sanitário do Renascer devem ser concluídas em março

Da Redação/Com Assessoria

As obras de esgotamento sanitário do bairro Renascer, próximo à estrada do Moinho, região Sul de Cuiabá, devem ser concluídas dentro de três meses. A informação é do gerente do setor de Obras e Fiscalização da Sanecap, engenheiro Álvaro Luiz Gonçalves. A iniciativa, segundo o gerente, contempla 100% do bairro, que receberá nove mil metros de rede coletora e 1.092 ligações domiciliares. “As obras se iniciaram em agosto de 2008, e até o momento já foram executados 3.150 metros de rede coletora e 455 ligações domiciliares”, informa Gonçalves. 

A obra está sendo executada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), em parceria com o Governo do Estado, que forneceu o material hidráulico. Para a execução da obra, a Prefeitura está investindo R$ 937.513,35.

A obra está dividida em duas etapas, sendo a primeira na Sub-bacia A e a segunda na Sub-bacia B. Atualmente está sendo executada a primeira etapa. Logo após o término dessa etapa, as obras serão iniciadas na Sub-bacia B. “O ritmo das obras diminuíram durante o período de festas de fim de ano, mas esta semana já retomou o ritmo normal. Se as chuvas não atrapalharem, acredito que estaremos concluindo as obras dentro do prazo previsto”, diz Álvaro Gonçalves. 

O engenheiro informa ainda que o esgoto coletado do Renascer será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Engenheiro Zanildo Costa Macedo, no bairro Dom Aquino, por meio da estação elevatória e emissários. A função da estação elevatória é levar o efluente (esgoto) até à estação de tratamento para ser tratado e, depois, lançado no rio Cuiabá. O bairro já possui uma estação elevatória de esgoto e está prevista no projeto a construção de uma outra.
Imprimir