Imprimir

Notícias / Política BR

Em Seul, Dilma fala sobre 'missão' e rotina no governo

G1

A presidente eleita, Dilma Rousseff, disse, nesta sexta-feira (12), em Seul, antes de ir para a reunião do G20, que suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será uma “missão” que vai desempenhar a “bom termo”.

Pouco antes de sair do hotel onde está hospedada na capital sul-coreana, Dilma falou sobre como está lidando com a nova rotina.

“Eu me acostumo com esse aparato. Vai ser inexorável. Mas no início, quando eu era ministra, também não era muito normal. Muda completamente [a vida]”, disse.

Questionada sobre se considera um “peso” muito grande assumir a Presidência, Dilma afirmou: “O que penso todo dia quando eu acordo é que tenho que desempenhar esse papel para o qual fui eleita. É uma missão que vou desempenhar e levar a bom termo.”

A cerca de um mês e meio de tomar posse, a presidente eleita é questionada diariamente sobre a montagem da equipe de governo. Na quinta (11), ela negou que tenha conversado com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre sua eventual permanência no ministério. Dilma afirmou que vai anunciar os ministros do novo governo de uma vez só, sem “fazer especulação”.

Nesta sexta, Dilma disse que apesar das dificuldades na formação da equipe, sabe que resolver os problemas da nação é “sem dúvida” mais difícil.

A presidente eleita acompanha Lula nas reuniões de cúpula do G20. Ela chegou em Seul na quarta-feira (10) e teve apenas tempo para visitar rapidamente o Palácio Imperial, um dos ponto principais pontos turísticos da Coreia do Sul. “Achei muito bonito”, disse ela.

Na noite de quarta, jantou num restaurante típico coreano. Na quinta à noite, participou do jantar oferecido pelo governo sul-coreano aos chefes de Estado dos países membros do G20.
Imprimir