Imprimir

Notícias / Esportes

Vettel crava a pole, e Alonso arranca o terceiro lugar no grid em Abu Dhabi

Terra

Sebastian Vettel não quis saber de dúvidas. Com duas voltas quase perfeitas no fim do treino classificatório deste sábado, em Abu Dhabi, o alemão da RBR deixou claro que a pole position seria dele na corrida de domingo. Decidido o primeiro lugar, ainda havia muito para acontecer depois que o cronômetro zerou. Quando Fernando Alonso abriu a última volta, tinha apenas o quinto melhor tempo do dia, acuado atrás dos outros candidatos ao título. Foi aí que o líder do campeonato enfiou o pé no acelerador da sua Ferrari. Fez 1m39s792 e respirou aliviado. O tempo foi suficiente para saltar duas posições e garantir o terceiro lugar no grid, um atrás de Lewis Hamilton e dois à frente de Mark Webber, seu principal rival no caminho que leva ao tricampeonato.

O intruso na briga pelo título é Jenson Button, da McLaren, que larga em quarto, sem chances de levantar a taça. Segundo colocado na temporada, oito pontos atrás de Alonso, Webber vai precisar acelerar muito sua RBR se quiser conquistar o título aos 34 anos. O pole Vettel brilhou com 1m39s394. A 15 pontos do líder, precisa vencer e torcer para o espanhol chegar em no máximo quinto. Se as posições do grid se mantiverem, o piloto da Ferrari será o campeão.

Logo após o pelotão da frente, estão dois brasileiros. Felipe Massa, da Ferrari, larga em sexto, seguido por Rubens Barrichello, da Williams. Lucas Di Grassi, da VRT, não conseguiu passar para o Q2 e vai sair em 22º. Logo atrás, em penúltimo, vem Bruno Senna, da Hispania, à frente apenas do companheiro Christian Klien.

Use o simulador e calcule quem será o campeão da temporada 2010 da Fórmula 1
A primeira parte do treino não teve surpresas. Os brasileiros Di Grassi e Senna só conseguiram ficar à frente de Christian Klien, companheiro de Bruno na Hispania. A dupla da STR disputou a última vaga no Q2, e quem levou a melhor foi o espanhol Jaime Alguersuari, que passou com o 15º melhor tempo. O suíço Sebastien Buemi ficou fora da segunda parte, assim como Jarno Trulli, Heikki Kovalainen e Timo Glock.

Os 17 melhores avançaram para o Q2, e os favoritos continuaram virando os melhores tempos. O clima tenso se instalou quando Hamilton entrou no caminho de Massa e os dois se tocaram. O inglês acabou atropelando uma câmera à beira da pista e, sem razão, reclamou do brasileiro pelo rádio. A disputa pela última vaga na fase final ficou entre Nico Rosberg e Robert Kubica. O alemão da Mercedes virou em 1m40s060 e pulou para terceiro, deixando o polonês da Renault fora da disputa pela pole.

Avançaram para o Q3 Vettel, Button, Rosberg, Webber, Hamilton, Alonso – num surpreendente sexto tempo -, Massa, Schumacher, Barrichello e Petrov.
A três minutos do fim, Vettel voou com 1m39s448 e tomou o primeiro tempo de Hamilton. Não satisfeito, logo em seguida baixou para 1m39s394. Não havia mais dúvidas sobre a pole position. Seu companheiro de RBR, contudo, não teve o mesmo rendimento. Webber não conseguiu superar as duas McLarens e se manteve em quarto. Custou caro. Na última volta, Alonso fez bonito e saltou duas posições no grid. Ganhou conforto na luta pelo título e deixou Webber em situação delicada.
Imprimir