Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

TEDx: o ser humano não pode perder o interesse nele mesmo

Terra

Médico oncologista do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, o professor Gilberto Schwartsmann subiu ao placo do Theatro São Pedro, no centro de Porto Alegre, para falar do cuidado com o ser humano no TEDxPortoAlegre.

Para Gilberto, a tecnologia e as inovações trazidas pelas máquinas, tanto na medicina quanto em qualquer outra área do conhecimento, são fenomenais. São elas que permitem a evolução da humanidade. A reflexão que o médico pede que seja feita é sobre o que custa ao mundo evoluir se a maior parte das pessoas não têm acesso aos frutos desta evolução.

Cuidar da saúde da faxineira, da taxista, do cobrador do ônibus, do colega de trabalho, por exemplo, são atitutes que separam o homem de uma máquina. Segundo ele, em um mundo cada vez mais globalizado e individualista, as pessoas precisam urgentemente começar a olhar para os lados.

"O grande desafio que temos de enfrentar é compreendemos que precisamos ser vetores do conhecimento em vez de simples depósitos da informação", afirma.É necessário desenvolver a responsabilidade pela vida das pessoas com quem o mundo é compartilhado. Como lembra Gilberto, a tecnologia não pode, de maneira alguma, vencer o interesse do ser humano no próprio ser humano.

Imprimir