Imprimir

Notícias / Esportes

Monfils salva cinco match points, bate Federer e vai à final

Terra

Novamente o público parisiense fez a diferença a favor de Gael Monfils. Neste sábado, o francês bateu o suíço Roger Federer por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (9-7), 6/7 (1-7) e 7/6 (7-4), e avançou, pelo segundo ano consecutivo, à decisão do Masters 1000 de Paris.

Para alcançar o resultado positivo, o número 15 do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) salvou cinco match points do adversário e obteve a motivação necessária para virar o placar.

Classificado à final, Monfils terá pela frente o sueco Robin Soderling. Na partida que abriu a rodada deste sábado, o sueco derrotou o também francês Michael Llodra por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (0-7), 7/5 e 7/6 (8-6), e calou a torcida presente em Paris. O tenista escandinavo conseguiu salvar três quebras de saque antes de caminhar à vitória na semifinal.

Em uma partida marcada pelo extremo equilíbrio, Monfils se superou. Com 91% de aproveitamento dos pontos conquistados no primeiro saque, o francês, incentivado pela torcida parisiense, conseguiu impor seu jogo no tie-break. Sem se intimidar pelo fato de encarar o maior campeão da história dos Grand Slams, o 15º tenista do mundo fez 9/7 e fechou a parcial inicial por 7/6.

O equilíbrio permaneceu durante o segundo set. Ambos os jogadores sacavam de maneira poderosa e permitiam poucas chances de quebras. No entanto, no desempate, o número 2 do mundo impôs o ritmo tradicional de jogo e dominou completamente o francês. Rapidamente, o suíço decretou o empate no jogo ao fazer 7/1 no tie-break.

O triunfo no set anterior foi crucial para "acordar" Federer. Dominante, o suíço rapidamente abriu 3/0, obtendo, no segundo game, a primeira quebra de saque da partida. Com a vantagem, o número 2 do mundo teve a tranquilidade para arriscar mais, complicando a situação de Monfils em quadra.

Seguro em quadra, Federer parecia caminhar tranquilo à vitória. No entanto, no sétimo game, o suíço permitiu a Monfils devolver a quebra e equilibrar novamente o duelo, o que forçou a realização de mais um tie-break.

Monfils, que pediu no intervalo para o desempate o apoio do público, dominou as ações e conseguiu dois mini-breaks, o suficiente para ir à decisão em Paris e manter vivo o sonho de conquista de seu primeiro Masters.

Imprimir