Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Acorizal e Distrito da Guia têm acesso a benefícios

TJ/MT

Agentes do Programa Justiça Comunitária do Poder Judiciário de Mato Grosso já estão atendendo no Município de Acorizal (62km a norte de Cuiabá) e no Distrito de Nossa Senhora da Guia, localizado a 25 quilômetros da Capital. O programa foi implantado na última sexta-feira (12 de novembro) nas duas localidades. Ao todo, quatro agentes passaram a atuar em cada nova unidade do programa, cuja solenidade de instalação contou com a participação da coordenadora estadual do Justiça Comunitária, juíza Helena Maria Bezerra Ramos.

“Contamos com a participação de várias autoridades, que se comprometeram em colaborar com o programa Justiça Comunitária. Os agentes também se mostraram bastante entusiasmados pelas atividades, principalmente com a possibilidade de prestar auxílio a sua própria comunidade”, destacou a magistrada.

A juíza defendeu os pontos fortes do programa e explicou que o Justiça Comunitária é um sistema que buscar dirimir conflitos, dinamizando os trabalhos da Justiça comum, além de despertar grande índice de confiabilidade, por envolver pessoas da comunidade e aproximar o Poder Judiciário da população. “O investimento pode ser considerado baixo em relação aos benefícios alcançados com a iniciativa. Continuamos as atividades priorizando ainda mais a capacitação dos agentes comunitários da Justiça“, asseverou a coordenadora, ao destacar a importância da manutenção do processo de educação continuada.

A última quinta-feira de cada mês é dedicada a uma palestra aos agentes comunitários da Justiça e Cidadania. A próxima abordará o seguinte tema: Técnicas de Conciliação e Mediação. A palestra ocorrerá em Cuiabá na Escola do Servidor Desembargador Atahide Monteiro da Silva no dia 25 de novembro.

Josiane Natalina da Silva, que passou a atuar como agente comunitária no Município de Acorizal, efetuou o primeiro atendimento sem mesmo ter iniciado seu plantão. “Uma pessoa ficou sabendo que a Justiça Comunitária entrou em funcionamento aqui no município e me perguntou na rua mesmo sobre união estável”, relatou. Ela relatou que o grupo de quatro agentes se dividiu e organizou o tempo para ampliar os horários de atendimentos e beneficiar ainda mais a população.

Em Acorizal, o programa funciona em um anexo ao Posto da Assessoria Pedagógica. Já no Distrito da Guia, vinculado ao Município de Cuiabá, os atendimentos são feitos no Centro Comunitário.
Imprimir