Imprimir

Notícias / Cidades

Pedidos sérios e clima de festa na 8ª Parada Gay de Cuiabá; veja fotos

Da Redação - Jardel Arruda

“Homofobia é crime!”. Esta foi a frase mais repetida durante a Oitava Parada Gay, ou, como diversas vezes dito, ‘Movimento Pela Diversidade Sexual ‘, realizada na tarde desta sexta-feira (19) em Cuiabá. Um tom sério para um dia muitas vezes tratado como piada, mas que, segundo os organizadores do evento, trata-se de assegurar a igualdade e o livre arbítrio das pessoas.



Em diversos momentos do evento foram feitos apelos para que as autoridades aprovem o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006, que criminaliza a homofobia. Entre os motivos apontados para tal está no fato de terem ocorrido quase 200 assassinatos de integrantes do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Trangêneros (LGBT) em 2010.



A parada começou às 14h na Praça Ipiranga. As 15h a multidão, seguindo o trio elétrico, caminhou em direção a Avenida Getúlio Vargas e continuaram a passeata até alcançar a Praça Santos Dumont . Lá a festas se instalou ao som de DJ’s e muita alegria, pois, apesar dos pedidos sérios, o clima era de descontração total.



Parecia que, por um dia, várias regras podiam ser quebradas e o preconceito, tradicionalmente intrínseco a nossa sociedade, simplesmente deixasse de existir. “É a parada do amor, da alegria e da felicidade”, gritavam vários dos participantes do evento.



Teve beijo gay, beijo lésbico, travestis dançando com os seios de fora, bumbuns de dar invejas a muitas mulheres, Go Go Boys dançando e várias estrelas da cena LGBT. E claro, muitos simpatizantes aproveitando o momento de descontração para fazer a festa também.
Imprimir