Imprimir

Notícias / Educação

Thalita Rebouças lança seu 1º livro com um protagonista masculino

Terra

Depois de 11 livros publicados, Thalita Rebouças atendeu aos pedidos de seus leitores e finalmente lança um livro com um protagonista menino: Ela Disse, Ele Disse (ed. Rocco, 192 págs., R$ 27,50), que ela autografa nesta quinta-feira (18), às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

A história traz as mesmas situações contadas pelo ponto de vista de Rosa e Leo, de 14 anos, que acabam de mudar de escola e se conhecem no primeiro dia de aula. "Muitos meninos me escreviam pedindo um livro menos 'rosinha'. É um preconceito que menina não tem, a gente lê livros protagonizados por garotos. É um certo machismo, uma coisa para os pais ficarem atentos, porque menino tem esse medo de ser zoado. Fico triste porque acho que estão perdendo histórias bacanas. Mas é legal quando eles conseguem vencer a barreira da capa dos meus livros. Muitos escrevem dizendo que adoraram", conta ela.

A partir daí, surgiu a ideia de contar sob a ótica dos dois sexos. "Tem uma frase que eu acho perfeita: homem é burro e mulher é chata (risos). Mulher fala muito, é muito focada nos detalhes e isso é um pouco de chatice. Homem é muito sucinto. Menino não divide com os amigos quando está apaixonado. Mulher acha que está apaixonada e já fala paras as 15 melhores amigas. O meu livro capta a diferença" analisa.

"Às vezes, o Leo conta em menos de uma página uma situação que a Rosa demorou três para descrever", exemplifica.

Para mostrar o universo dos garotos de 14 anos, ela contou com a ajuda do marido e dos amigos que são pais de homens. "O grande barato é mostrar essas diferenças. Sempre me irritou como o futebol aproxima os meninos, por exemplo. As meninas não têm isso", reclama.

Depois de tanto mostrar o ponto de vista adolescente, o próximo livro de Thalita é Fala Sério, Filha! ¿ A Vingança dos Pais. "Os pais me pedem muito. É um momento de libertação, de dizer 'olha como você é chata também'", explica, feliz por ver seus livros virarem tema de conversa entre pais e filhos.

Um sucesso editorial que vai também para o cinema
Com a marca impressionante de mais de 800 mil livros vendidos, Thalita Rebouças é um fenômeno editorial - para se ter uma ideia, Ela Disse, Ele Disse tem tiragem inicial de 30 mil exemplares; no mercado nacional, em geral, a tiragem inicial é de 3 mil. Só Fala Sério, Mãe! vendeu mais de 100 mil.

O sucesso acabou parando nas telonas. Uma Fada Veio me Visitar vai virar filme dirigido por José Henrique Fonseca e com roteiro de Patrícia Andrade (de ¿Dois Filhos de Francisco¿). Publicada em Portugal, Thalita analisa propostas da Espanha, Itália e Inglaterra. Presença requisitada em feiras e bienais, ela atrai multidões de fãs. "O público adolescente era megacarente de lançamentos. Adoro ser a porta de entrada desses jovens para a leitura", conta a escritora, que também teve seu momento de achar chato ler, aos 13 anos. "Aí li Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva, e fiz as pazes com a literatura", lembra.
Imprimir