Imprimir

Notícias / Cultura

Wall-e recebe prêmio de melhor filme da crítica de Los Angeles

AP

O prêmio principal da Los Angeles Film Critis Association (Associação de Críticos de Filmes de Los Angeles), entregue em cerimônia realizada nesta segunda-feira (12), surpreendeu até os responsáveis pelo filme ganhador.

“Para nós, isso é histórico”, disse Andrew Stanton, diretor da animação “Wall-e” – que também esteve entre os ganhadores do Globo de Ouro no domingo (11). “Eu digo, nos estamos batalhando desde ‘Toy story’ para que as pessoas vejam nossos filmes como um filme como qualquer outro. E nós sempre nivelamos por cima, fazendo um conteúdo tão bom, para que isso pudesse acontecer. E finalmente aconteceu, é incrível. É realmente gratificante”. A lista de premiados foi divulgada em dezembro de 2008.

O tapete vermelho que levava à premiação da Los Angeles Film Critis Association estava cheio de vencedores do Globo de Ouro, realizado no domingo (11), onde o drama ambientado em Mumbai “Slumdog millionaire” saiu como o grande ganhador, recebendo quatro estatuetas,

A estrela indiana de “Slumdog”, Freida Pinto, disse que ela gostaria de estar em casa. “Se não houvesse Mumbai, não haveria ‘Slumdog’”, disse Pinto. I adoraria ver como os indianos estão comemorando, porque eu sei que eles definitivamente estão torcendo por nós. Mal posso esperar para voltar. Viajo na quinta (15), e quero ver as reações lá”.

O compositor da trilha do filme, o superstar da música indiana A. R. Rahman, disse que sua vitória no Globo de Ouro foi seguida por uma ligação de sua esposa, na Índia. “Ela estava gritando de alegria, com a minha família, filhos e amigos. Na verdade, toda a comunidade de cinema. Todos estavam muito felizes”.

Falando com o presidente

A turma de “Slumdog” não era a única fazendo ou recebendo ligações de longa distância após o Globo de Ouro.

“Bem, na verdade, eu recebi uma ligação do presidente de Israel pela manhã”, revelçou o diretor Ari Folman, cujo drama de guerra “Waltz with Bashir’ foi nomeado o melhor longa em língua estrangeira. O filme conta a história de um veterano do exército israelense lutando contra as suas memórias da Guerra do Líbano, no início da década de 1980.

“Não foi uma conversa”, continua Folman, “foi um monólogo. Não houve diálogo. Quando o presidente liga, não há diálogo. Ele disse: ‘O país está orgulhoso de você. Eu estou orgulhoso de você. A equipe é excelente, e o filme é ótimo, eu vi o filme. Ele desligou e foi isso”. Além do Globo de Ouro, “Bashir faturou também o prêmio de melhor animação no prêmio da crítica de Los Angeles.

Veja a lista completa de premiados pela Los Angeles Film Critis Association:

Longa: "Wall-E"

Diretor: Danny Boyle, "Slumdog millionaire"

Ator: Sean Penn, "Milk"

Atriz: Sally Hawkins, "Happy-go-lucky"

Ator coadjuvante: Heath Ledger, "Batman – Cavaleiro das trevas"

Atriz coadjuvante: Penelope Cruz, "Vicky Cristina Barcelona"

Roteiro: Mike Leigh, "Happy-go-lucky"

Filme em língua estrangeira: “Em busca da vida”

Documentário: "Man on Wire"

Animação: "Waltz With Bashir"

Cinematografia: Yu Lik Wai, “Em busca da vida”

Trilha sonora: A.R. Rahman, "Slumdog Millionaire"

Nova geração: Steve McQueen, "Hunger"
Imprimir