Imprimir

Notícias / Economia

Eurozona deve defender sua moeda, afirma ministro belga

France Presse

A Zona do Euro deve "reagir" para "defender sua moeda", declarou o ministro belga das Finanças Didier Reynders, cujo país preside atualmente a União Europeia (UE), ao chegar à reunião extraordinária de ministros europeus das Finanças destinada a aprovar o plano de ajuda para resgatar a Irlanda.

"Precisamos tomar todas as medidas que nos permitam, no futuro, ser capazes de resistir quando houver turbulências", destacou. Em relação ao plano de ajuda financeira à Irlanda, o ministro estimou que "após as discussões que tivemos, devemos conseguir concluir o plano e fazer um balanço da situação na Eurozona". Olli Rehn, comissário europeu de Assuntos Econômicos, indicou por sua vez que a UE deve discutir "uma resposta sistêmica" à crise, e não apenas a ajuda aos irlandeses.

Declarando-se confiante de que os ministros das Finanças aprovarão neste domingo o plano de ajuda à Irlanda, Rehn disse que também é necessário "discutir ramificações mais amplas da atual crise"."Devemos discutir uma resposta sistêmica a esta crise. Acredito que conseguiremos progredir a respeito destes temas na reunião de hoje (domingo)".
Imprimir