Imprimir

Notícias / Educação

Auditoria Geral do Estado participa de debate acadêmico sobre obras e engenharia na UFMT

Assessoria/AGE-MT

A Auditoria Geral do Estado (AGE/MT) participa, na manhã desta terça-feira (30.11), na Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de mais uma edição do “Debates Acadêmicos”, evento promovido pela instituição em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), regional de Mato Grosso, antecedendo o 2º Encontro Acadêmico de Estímulo ao Exercício do Controle Social.

Conforme informou o analista de controle interno da CGU, Mauro Kosis, o encontro tem a finalidade de despertar e fortalecer o interesse pela temática dos debates no ambiente universitário, estimulando o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de promover a conscientização de alunos e professores quanto ao seu papel, como cidadãos e acadêmicos, no controle da corrupção.

Esta edição do “Debates Acadêmicos” discutirá assuntos relacionados a obras e engenharia. Como uma das instituições convidadas a participar, a Auditoria Geral do Estado (AGE), representada no evento pelos auditores engenheiros André Luiz e Leonardo Moreira, ministrará a palestra “Auditoria em obras rodoviárias: principais achados e constatações”.

“Um dos objetivos da AGE é demonstrar aos graduandos da área de Engenharia que um projeto básico bem elaborado evita o dispêndio desnecessário de dinheiro público, diminui as chances de existência de recursos administrativos durante a licitação e reduz a ocorrência de erros e falhas no transcorrer da execução das obras”, esclareceu o auditor André Luiz. “Além disso”, acrescenta Leonardo Moreira, “uma atuação concomitante à realização dos processos por parte da AGE e CGU inibe o desvio de finalidade e garante o fim social da obra”.

Segundo o auditor Alysson Sander, que coordena os trabalhos de auditoria da AGE relativos a obras e engenharia, esta é mais uma oportunidade que a instituição possui para compartilhar o conhecimento adquirido ao longo de mais de 30 anos como órgão Superior de Controle Interno do Poder Executivo estadual. “O convite realizado pelos organizadores do evento evidencia o prestígio alcançado pela AGE nos últimos anos e demonstra, também, o reconhecimento da qualidade de sua equipe técnica”, disse.

O auditor ponderou ainda sobre a importância de se contribuir com a formação ética e social de graduandos de engenharia, bem como da promoção de atividade que contribuam com o fortalecimento dos controles da área, principalmente neste momento marcado pela divulgação de inúmeras irregularidades na execução de projetos e obras de engenharia. Outro ponto também destacado por ele refere-se à criação de cenários propícios ao debate sobre o tema entre acadêmicos, docentes e profissionais do ramo, que muito contribui com o aprendizado e o desenvolvimento do saber.

Além da AGE, palestram no “Debates Acadêmicos” o 9º Batalhão de Engenharia e Construção e a Polícia Federal, apresentando os temas “A Orçamentação de Obras do Exército Brasileiro" e "O Papel do Profissional de Engenharia nas Ações da Polícia Federal", respectivamente.
Imprimir