Imprimir

Notícias / Política MT

Ministro da Justiça descarta um presídio federal em Mato Grosso

De Brasília - Vinícius Tavares

O ministro da Justiça, Luiz Barreto, descartou a possibilidade de construção de um presídio federal de segurança máxima em Mato Grosso. O pedido foi feito nesta quarta-feira (1) pelo governador Silval Barbosa (PMDB), que esteve em Brasília acompanhado de deputados e senadores da bancada federal.

Barreto alegou que não está nos planos neste momento a construção de uma unidade no Estado, pois Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal estão sendo contemplados com duas penitenciárias nestes moldes. O ministro, porém, disse que futuramente a intenção é ter um presídio de segurança máxima em cada unidade da federação.

Silval Barbosa pediu ao ministro a ampliação das vagas no sistema prisional do Estado, que abriga cerca de 12 mil detentos, quando a capacidade ideal é de 5,5 mil internos. O pleito faz parte do Plano Estratégico de Estruturação da área de Segurança Pública de Mato Grosso.

De acordo com o governador, o plano contempla apoio à polícia de fronteira, construção de cinco centros de detenção, além do presídio de segurança máxima, que não deverá sair do papel por enquanto.

O governo do Estado quer parte dos R$ 500 milhões que o Ministério da Justiça possui para investir em segurança pública nos Estados. Os recursos, porém, depende de aprovação pelo Congresso Nacional para ser liberado.
Imprimir