Imprimir

Notícias / Cidades

Cursos aliam terapia ocupacional e renda extra

Da assessoria

Os cursos de Pinturas, Decupagem em Tecido e Artesanato em Jornal tem feito a felicidade dos idosos que frequentam os 20 Centros de Convivência da Terceira Idade assistidos pela Secretaria de Promoção e Assistência Social. “Quando um destes núcleos solicita algum dos cursos que ministramos, atendemos com prontidão, pois entendemos que trabalhar com cidadãos que já contribuíram com seu trabalho, mas que querem continuar ocupando parte de seu tempo, é sempre gratificante e enriquecedor”, declara a secretária Neuma de Morais.

A gerente do Núcleo de Capacitação e Geração de Emprega e Renda, Neuly Paiva Borota, destaca que todos os cursos realizados pelo setor têm o objetivo de beneficiar a sociedade. “Com estes cursos que direcionamos aos cidadãos da terceira idade pretendemos muni-los de conhecimento, torna-los independentes novamente, faze-los se sentir úteis a comunidade da qual fazem parte”, diz a gerente.

Segundo a coordenadora do Departamento de Políticas do Trabalho Valéria Bevilacqua, os cursos tem sido ministrados nos últimos três meses e servem tanto como uma terapia ocupacional para os alunos como uma forma de conseguir uma renda extra para somar a renda da família. “Eles se sentem felizes por poder produzir, fazer parte de algo”, ressalta Valéria.

Ela lembra que no curso de Artesanato em Jornal, por exemplo, os alunos aprendem não somente a produzir cestas e outros produtos com a matéria prima, mas a transferir para familiares e vizinhos os conhecimentos sobre educação ambiental que recebem durante as aulas.

“Neste curso em específico eles ficam por dentro de técnicas que possibilitam a reciclagem de vários materiais, e levam isto para dentro de casa, se tornam multiplicadores deste conhecimento”, conclui Valéria.
Imprimir