Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Lista elege os dez melhores motores de 2011

Terra

O informativo wardsauto.com divulgou nesta última terça-feira (8) o resultado de sua eleição dos dez melhores motores a serem comercializados em 2011. A avaliação foi realizada com trinta e oito veículos e, entre os melhores componentes, ficaram classificados, pela primeira vez na história, dois propulsores elétricos. Os fatores levados em conta para a seleção são a potência, tecnologia embarcada, consumo de combustível, nível de ruído e vibração dos componentes. O nível de emissão de poluentes, curiosamente, não foi levado em conta.

Os vencedores da disputa são o 3.0 V6 TFSI do Audi S4, o 3.0 6 cilindros em linha turbo do BMW 335i, o 1.6 turbo do Mini Cooper S, o 3.6 V6 Pentastar do Dodge Avenger, o 5.0 V8 do Ford Mustang, o conjunto híbrido do Chevrolet Volt, o motor elétrico do Nissan Leaf, o 5.0 V8 do Hyundai Genesis, o 2.0 TDI do Jetta e o 3.0 turbo do Volvo S60.

Segundo o site, o resultado da análise é o mais variado obtido desde que a avaliação começou a ser realizada, há 17 anos. De acordo com Drew Winter, editor chefe da publicação, “uma coisa que eles (os motores avaliados) possuem em comum é que todos têm excelente performance em sua categoria de veículos”.

De acordo com o informativo, cada bloco possui um destaque específico. Enquanto o Mini Cooper S agrada pela potência específica de 113 cv/l, o Audi S4 recebeu destaque ao realizar consumo médio de 10,6 km/l em rodovias. O BMW 335i, por sua vez, destacou-se ao oferecer 41,5 kgfm de torque a apenas 1.200 RPM em função do conjunto bi-turbo, tornando o modelo ágil. O motor 2.0 TDI do Jetta também recebeu prêmio em função de seu propulsor ser silencioso, gerar pouca vibração e oferecer boa dose de torque.

O bloco 5.0 V8 do Ford Mustang, apesar de não ter superado o patamar de 8,3 km/l em rodovias, de acordo com o site, agradou pelo seu nível de ruídos e vibração e pela boa quantidade de torque em médio e alto giro. O destaque do Chevrolet Volt e do Nissan Leaf é o baixo consumo e economia de dinheiro, enquanto o Volvo S60, por sua vez, agradou aos avaliadores por ser suave e oferecer força em médio giro.
Imprimir