Imprimir

Notícias / Economia

Sony pode anunciar corte drástico de custos, diz jornal

Terra

A Sony deve anunciar o fechamento de fábricas japonesas e de importantes divisões no começo do próximo mês, informou o jornal Times of London nesta segunda-feira, mas a companhia negou a existência de qualquer plano do tipo.

A companhia enfrenta queda de vendas e acúmulo de estoques como consequência da crise financeira, ao mesmo tempo em que o iene mais forte prejudica lucros da empresa.

A Sony, cujo império engloba semicondutores, filmes e seguros, prepara uma série de medidas que eliminarão algumas das operações domésticas e transformarão os negócios da gigante dos eletrônicos, informou o Times, citando fontes da companhia.

"Nós não planejamos anunciar medidas adicionais de reestruturação neste momento", disse o porta-voz da companhia, Atsuo Omagari, em resposta ao texto do jornal. "Nós não temos qualquer plano do tipo."

A Sony anunciou plano de economia de US$ 1,1 bilhão na divisão de eletrônicos em dezembro, mas precisa de mais e maiores medidas de reestruturação para assegurar crescimento, dizem analistas.

A empresa informou no mês passado que cortará 16 mil empregos, restringirá investimentos e sairá de negócios para economizar cerca de 100 bilhões de ienes anuais, já que o período de final de ano não estimulou gastos dos consumidores.

A Sony espera que o lucro operacional caia pela metade, para 200 bilhões de ienes (US$ 2,18 bilhões) no ano até março, mas 17 analistas pesquisados pela Reuters Estimates deram uma estimativa média de 45,8 bilhões de ienes, queda de quase 80%.

Imprimir