Imprimir

Notícias / Agronegócios

Sete cidades de MT estão entre as onze com maior PIB agropecuário

De Sinop - Alexandre Alves

Dos 11 municípios brasileiros com os maiores valores adicionados da agropecuária, divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), sete são de Mato Grosso: Sorriso (0,5%), Sapezal (0,4%), Campo Verde (0,4%), Nova Mutum (0,3%), Primavera do Leste (0,3%), Campo Novo dos Parecis (0,3%) e Diamantino (0,3%). Juntos, eles representam 2.5% do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no Brasil.

Os dados são de 2008. Conforme o IBGE, cenário internacional favorável e as boas condições climáticas beneficiaram as plantações de soja e milho naquele ano. Os municípios mato-grossenses registraram altos valores das produções de soja (em grão), milho (em grão) e algodão herbáceo (em caroço). O município de Sorriso, pelo segundo ano consecutivo, foi o maior produtor de grãos.

O Estado ainda tem o município de Campos de Júlio – que não está na lista dos 11 com maior PIB da agricultura – na oitava colocação entre os municípios com maior PIB per capta. De acordo com o levantamento, Campos de Júlio registrou R$ 128.8 mil de renda anual para cada um dos 5010 habitantes em 2008. No mesmo ano, o PIB per capita brasileiro foi de R$ 15.9 mil.

Já com relação ao PIB estadual, Cuiabá é responsável pela maior fatia com 17%, Rondonópolis tem 8,2%, Várzea Grande 5,1%, Sorriso 4,5% e, Primavera do Leste, com 3,4%.
Imprimir