Imprimir

Notícias / Educação

Pedrossiam recebe título de doutor honoris causa da UFMT

Da Redação - LB

Em comemoração aos 40 anos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Conselho Universitário (Consuni) realizou sessão extraordinária hoje (10) de manhã, no Teatro Universitário para entregar o título de doutor honoris causa ao ex-governador de Mato Grosso, Pedro Pedrossian, governador de MT na época da instalação da universidade.

Além de Pedrossian, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Daisaku Ikeda, e de professor emérito ao professor aposentado, Benedito Figueiredo também receberam horrarias. Autoridades acadêmicas, políticas e militares, ex-reitores, professores, técnicos-administrativos e alunos prestigiaram a solenidade.

Para a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder, aquela era uma homenagem a todas as pessoas que construíram a UFMT e ao povo mato-grossense. Com 38 anos de instituição, ela disse ter vivenciado momentos de todos os reitores da UFMT.

São mais de 40 mil alunos graduados. Atualmente, são 22 mil alunos nos cursos de graduação; quatro mil nos cursos de pós-graduação, 32 cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados); cinco cursos de doutorado interinstitucionais; 1450 pesquisas cadastradas; e 256 grupos de pesquisas. Em 2011, serão oferecidas vagas para 100 cursos de graduação distribuídos nos campi de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Araguaia.

No ano da internacionalização da UFMT, 60 alunos estão no exterior; seis professores estão no Japão, nas seis cidades nas quais a instituição oferece curso de graduação a distância para professores. A UFMT é pioneira na educação a distância e referência no país nesta modalidade de ensino.

Homenagem à ex-reitores e servidores

A UFMT ainda homenageia mais de cem servidores aposentados (docentes e técnicos) e a todos os ex-reitores, em cerimônia realizada no Teatro Universitário.

Em seus 40 anos de existência, a UFMT contou com o trabalho de oito reitores. O primeiro, Gabriel Novis Neves, que dá nome ao Campus de Cuiabá, ficou à frente da Administração de 1971 a 1981. De 1982 a 1984 o professor Benedito Pedro Dorileo foi o reitor.

No período do professor Eduardo De Lamônica (1984 a 1988) o mandato de reitor se regularizou. Passou a ser um período exato de quatro anos. Seguido a De Lamônica, assumiu o reitor Helmut Forte Daltro. Ele havia sido vice-reitor e assumiu a administração interinamente nos meses de setembro e outubro de 1989.

Entre os anos 1988 e 1992, Augusto Frederico Müller Júnior foi o reitor da Instituição. Em seguida, a professora Luzia Guimarães (1992-1996), assumiu a Reitoria e, portanto, foi a primeira reitora da UFMT. Fernando Nogueira Lima dirigiu a administração de 1996 a 2000, quando assumiu, então, o professor Paulo Speller, que administrou a universidade durante dois mandatos - de 2000 a 2004 e de 2004 a 2008. Atualmente a Reitoria está sob os cuidados da professora Maria Lúcia Cavalli Neder.

Além dos reitores, o professor Attílio Ourives assumiu a Reitoria em vários momentos, na ausência do reitor e do vice-reitor, como o membro mais antigo do Conselho Diretor. Ele também será homenageado. Atualmente cumpre a função de assessor da Reitoria. Com assessoria.
Imprimir