Imprimir

Notícias / Política BR

Dilma se reúne com Marco Aurélio Garcia para discutir política externa

G1

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) se reuniu neste sábado (11), em Brasília, com o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, para discutir política externa. Garcia é cotado para permanecer no governo, mas ainda não há definição sobre sua manutenção no cargo.

Segundo o assessor, no encontro – que durou cerca de três horas – foram discutidos temas da política internacional e “o funcionamento da assessoria”. Ele também contou que, durante a conversa, falou com a presidente eleita sobre o convite feito por ela a Antonio Patriota para assumir o Ministério das Relações Exteriores.

“Concordamos que tinha sido uma excelente escolha”, afirmou. A assessoria da presidente eleita, no entanto, ainda não confirmou a escolha de Patriota e informou que anúncios de novos ministros deverão acontecer somente na semana que vem.

Patriota é o atual secretário-geral do ministério, o número dois na hierarquia do Itamaraty. Ele foi embaixador do Brasil em Washington entre 2007 e 2009. O atual ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, confirmou que Dilma tinha convidado Patriota para substituí-lo.

"A presidente teve a delicadeza de me telefonar antes de convidá-lo avisando que iria convidá-lo, mas eu guardei para a mim a notícia até ele ser efetivamente convidado. E ele também teve a delicadeza de me informar", afirmou.
Imprimir