Imprimir

Notícias / Economia

Fed: Sistema regulatório dos EUA mostra fraqueza

AE

A atual turbulência nos mercados financeiros revelou "fraquezas significativas" no sistema regulatório dos Estados Unidos que devem ser abordadas em vários níveis, afirmou ontem o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans. Durante encontro da American Economic Association, ele afirmou que o trabalho atual das autoridades regulatórias falhou em limitar a tomada excessiva de risco ou em detectar vulnerabilidades sistêmicas.

"Esses fracassos pedem uma reavaliação dos papéis da disciplina do mercado e em nossas estruturas regulatórias no apoio ao funcionamento eficiente dos mercados financeiros", disse ele. Entre as questões mais óbvias com as quais as autoridades regulatórias precisam lidar estão práticas descuidadas referentes a empréstimos para hipotecas. Segundo Evans, existe a necessidade de uma supervisão mais próxima de organizações que possam representar uma ameaça à estabilidade do sistema financeiro.

"Questões sobre mudanças no tratamento direcionado a casas de clearing, bolsas, fundos de hedge e investidores de ações privadas devem ser estudadas cautelosamente", disse ele, acrescentando que capital adequado, bom gerenciamento de risco e supervisão prudencial são essenciais. Segundo Evans, o Fed precisa se esforçar mais para comunicar melhor mudanças em suas políticas sob circunstâncias extraordinárias. Ele destacou ainda que mais estímulo público está previsto nos próximos meses.
Imprimir