Imprimir

Notícias / Economia

Björk cria fundo para tirar Islândia da crise

G1

A cantora islandesa Björk resolveu fazer sua parte para ajudar a recuperar a economia de seu país, que atualmente passa por umade suas maiores crises financeiras. A artista será a representante de um fundo de capital de risco para ajudar na criação e no auxílio de empresas com responsabilidade ambiental e social.

Segundo informa o jornal "El País", o fundo, com sede em Reikjavik, capital da Islândia, foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a cantora e a empresa Audur Capital – comandada só por mulheres. A iniciativa, que leva o nome de Björk, já angariou cerca de 600 mil euros e pretende alcançar a cifra de 9 milhões de euros até março, com a colaboração de novos investidores.

A crise está afetando duramente o país, cujo sistema financeiro entrou em colapso no último mês de outubro, obrigando o governo a nacionalizar três bancos e desvalorizar sua moeda.

Björk é voz política ativa na Islândia, tendo comandado uma série de iniciativas. Recentemente a cantora se opôs a instalação de um centro de tratamento de alumínio em seu país e chegou a fazer shows para arrecadar fundos em prol da causa.
Imprimir