Imprimir

Notícias / Mundo

Berlusconi obtém apoio do Parlamento por apenas 3 votos

Reuters

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, sobreviveu por estreita margem nesta terça-feira à uma moção de não-confiança em seu governo, levada à votação pela oposição de centro-esquerda aliada a seus rivais políticos da centro-direita.

A moção de não-confiança foi derrotada por 314 a 311, num total de 630 votos na Câmara dos Deputados. Se a censura a seu governo tivesse sido aprovada, Berlusconi poderia ter de deixar o cargo e antecipar as eleições.

A moção tinha sido apresentada pela oposição de centro-esquerda e contava com o apoio de deputados de centro-direita que deixaram meses atrás a coalizão de Berlusconi, depois do rompimento dele com o líder político Gianfranco Fini, agora seu rival

Pouco antes da votação na Câmara, Berlusconi havia obtido com facilidade o apoio do Senado a uma moção de confiança encaminhada pelo próprio governo, que buscava assim legitimidade. Essa moção foi aprovada por 162 a 135.

Apesar da vitória parlamentar, o futuro do governo de Berlusconi permanece incerto, já que ele depende de uma frágil maioria para conseguir a aprovação de leis.

Imprimir