Imprimir

Notícias / Variedades

Natura divulga os selecionados no Edital Nacional 2010 do Natura Musical na categoria Fomento à Música

Da assessoria

Durante dois meses foram inscritos mais de 860 projetos de 24 Estados brasileiros e Distrito Federal no Edital Nacional 2010 do Natura Musical, incluindo as duas categorias, Fomento à Música e Turnê Nacional. Um crescimento de 18% em relação a 2009. Desde 2005, quando foi lançado o programa, foram patrocinados mais de 150 projetos em todo o país. Nesta edição, a Natura disponibilizou um total de R$ 1 milhão por meio das Leis Rouanet ou Lei do Audiovisual para a viabilização dos 4 projetos contemplados na categoria Fomento à Música.

Este ano, os selecionados foram a cantora Karina Buhr que irá gravar seu segundo CD com músicas inéditas e fará shows de lançamento; a Orkestra Rumpilezz criada pelo maestro Letieres Leite e formada por músicos de percussão e de sopro da Bahia com influência jazzística e inspiração no candomblé; o longa-metragem “Dominguinhos Volta e Meia” – idealizado pela cantora Mariana Aydar - em homenagem aos 70 anos do músico e com a participação de grandes nomes da música popular brasileira; e o Acervo Digital Chiquinha Gonzaga, que vai disponibilizar em um site músicas e partituras pouco conhecidas da primeira maestrina do Brasil.

“A cada ano temos um aumento significativo no número de inscritos nos editais do Natura Musical. Isso nos possibilita proporcionar novas experiências com a música brasileira para as pessoas”, destaca Renata Sbardelini, gerente de Marketing Institucional da Natura. São iniciativas musicais de diversos estágios da produção cultural, desde a pesquisa e documentação, formação musical e circulação, até projetos de criação e produção. “Com a diversidade de projetos inscritos, representando diferentes regiões do Brasil, possibilitamos o acesso de um maior número de pessoas à riqueza musical do nosso país”, completa Renata Sbardelini.

Para a seleção destes projetos foi formada uma Comissão Técnica independente composta pelos jornalistas Ronaldo Evangelista – que também é pesquisador -, colaborador da Folha de S. Paulo (SP) e editor do blog Vitrola (www.vitrola.blogspot.com <http://www.vitrola.blogspot.com/> ); Mauro Ferreira especialista em música e responsável pela coluna ‘Estúdio’ do jornal O Dia (RJ), além de escrever para as revistas Rolling Stone, IstoÉGente e editar o blog Notas Musicais (www.blogdomauroferreira.blogspot.com <http://www.blogdomauroferreira.blogspot.com/> ); e o crítico do jornal Correio* (BA), Hagamenon Brito, responsável também pelo caderno de Cultura e Variedades do jornal e pela manutenção do blog Pop Head (www.correio24horas.globo.com/blogs/pophead <http://www.correio24horas.globo.com/blogs/pophead> ).

As propostas selecionadas pela comissão foram submetidas à análise e escolha final da Natura. Dentre os critérios utilizados na avaliação e seleção dos projetos estão: adequação ao conceito, inovação, abrangência geográfica, excelência artística, linguagem pra toda gente e acessibilidade.

Os selecionados na categoria Turnê Nacional serão anunciados em 2011.

Saiba mais detalhes sobre os projetos contemplados em Fomento:



Karina Buhr – CD inédito (projeto de Curitiba/PR): Uma mistura de rock and roll, romantismo ácido e poesia intensa são só as primeiras pistas para se entender a música de Karina Buhr, cantora e compositora de origem baiana, criada em Pernambuco. Depois do CD de estreia “Eu Menti pra Você”, Karina grava agora com o patrocínio do Natura Musical seu segundo disco, mais uma vez apostando nas experimentações sonoras e na inventividade que são características da boa música popular brasileira. Acompanhada pelo baterista Bruno Buarque, o baixista Mau, o trompetista Guizado, o tecladista Dustan Gallas e os guitarristas Edgard Scandurra e Fernando Catatau, Karina também mostrará ao vivo as novas composições com shows de lançamento em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife com ingressos a preços populares.



Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz (projeto de Salvador/BA): Formada por músicos de percussão e de sopro da nova geração de instrumentistas da Bahia, e criada pelo maestro, compositor, saxofonista e arranjador Letieres Leite. O primeiro disco foi gravado ao vivo, no Teatro Castro Alves, em Salvador, e mixado nos EUA por Joe Ferla - vencedor do Grammy e produtor de grandes artistas como John Meyer, Natalie Cole, John Scolfied e Brecker Brodhers. Com este patrocínio a Orkestra Rumpilezz fará uma turnê de shows por Manaus, Recife, Curitiba e Belo Horizonte para divulgação do CD, com ingressos a preços populares. O som da Orkestra é inspirado na cultura do centro de Salvador, no culto ao Candomblé e nas grandes agremiações percussivas, como o Ilê Aiyê, Olodum e Sambas do Recôncavo. É uma mistura de sons do mais grave atabaque de percussão do candomblé, ao mais agudo tom de uma flauta, repleta de significações, sensibilidade rítmica e uma notória influência jazzística, onde as improvisações também marcam presença, com uma formação próxima das big bands concebida em um estilo atual.



“Dominguinhos, Volta e Meia” (projeto de São Paulo/SP): É um documentário de longa-metragem, pra cinema com versão reduzida para televisão e uma série especial de programetes exclusivos para internet. Em 2011, Dominguinhos, um dos maiores sanfoneiros do mundo, completa 70 anos de vida. O filme celebra sua carreira através de encontros inéditos com músicos que representaram importantes passagens da sua vida. Grandes nomes da música brasileira serão convidados para recriar em estúdio algumas das mais de 400 composições, lançadas em seus mais de 40 discos e, desta forma, comprovar a universalidade do trabalho de um dos maiores artistas deste país, em geral, reconhecido apenas como um músico regional. O documentário revisita também algumas cidades onde Dominguinhos viveu e trabalhou ao longo destas sete décadas recriando a partir da sua memória a inspiração para suas composições. O projeto, idealizado pela cantora e compositora Mariana Aydar, o multi-instrumentista e produtor musical Duani Martins, e o pianista Eduardo Nazarian, foi desenvolvido em parceria com a produtora bigBonsai. A direção do projeto, que inclui filme, versão para tv e série para internnet será assinada por um dos sócios da produtora, Felipe Briso. Participam do projeto como produtores executivos os outros dois sócios, Gilberto Topczewski e Deborah Osborn.



Acervo Digital Chiquinha Gonzaga (projeto de Brasília/DF): Chiquinha Gonzaga é considerada um dos pilares fundadores da identidade musical brasileira. Atualmente o acesso a suas partituras se resume a apenas 5% de toda sua obra, que possui um total de pelo menos 283 músicas e mais de 80 peças de teatro musicadas. Pela primeira vez serão restauradas suas composições para piano solo e piano e canto, por meio de revisão musicológica detalhada a partir das edições originais e tratamento gráfico especial em pelo menos 283 partituras, que ficarão disponíveis gratuitamente no site que será criado. Algumas partituras serão comentadas pela biógrafa Edinha Diniz, e todas serão disponibilizadas também em versões contendo cifras, para que sejam acessíveis a todos os músicos. O público terá acesso ao rico universo de composições de Chiquinha Gonzaga, sendo a maioria inédita ou pouco conhecida. Suas músicas afirmam sua versatilidade: choros, valsas, tangos brasileiros, canções, polcas, fados, habaneras, romances, duetos, baladas, marchas, peças sacras, serenatas, barcarolas, modinhas, gavotas, mazurcas e dobrados são alguns dos principais gêneros em que Chiquinha compôs. O Instituto Moreira Salles, mantenedor do acervo de Chiquinha Gonzaga, a biógrafa Edinha Diniz e a Escola Portátil de Música são alguns dos colaboradores do projeto. E para o lançamento do acervo digital serão realizados quatro recitais em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília com ingressos a preços populares, e ainda quatro oficinas gratuitas de música no Rio de Janeiro, com o objetivo de divulgar as composições da primeira maestrina do Brasil.


Natura Musical

É o programa de apoio à cultura brasileira da Natura com foco em música. Lançado em 2005, beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 150 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 17 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 500 mil pessoas beneficiadas.

Entre os selecionados no último Edital Nacional, destacam-se os CDs e turnês inéditas de Carlinhos Brown e Vanessa da Mata; o cantor Marcelo Jeneci que lançou Feito Pra Acabar, seu primeiro CD solo; o grupo Cidadão Instigado e o guitarrista Edgar Scandurra com o projeto Na Área; e o CD Sementeira: Sons da Percussão, de Naná Vasconcelos, Caito Marcondes e Marcos Suzano.

Também já foram patrocinados os cantores Arnaldo Antunes, Lenine, Céu e Marisa Monte. Há também projetos de resgate da memória como o site biográfico Caymmi Acervo Digital; e o Livro-CD Jongos do Brasil; além de projetos de pesquisa e gravação de CD.

O filme “A Música Segundo Tom Jobim”, documentário de longa metragem, que apresenta, pela primeira vez, a obra musical de Tom Jobim e que deve ser lançado no primeiro semestre de 2011. “O Mistério do Samba”, que retrata a história da Velha Guarda da Portela, também teve o patrocínio do Natura Musical.

Em 2010, ao completar 5 anos de existência, o Natura Musical ampliou sua atuação com o lançamento de dois canais de comunicação: o Portal Natura Musical (www.naturamusical.com.br <http://www.naturamusical.com.br/> ) que reúne conteúdos exclusivos e inéditos de artistas brasileiros; e o programa de Rádio Natura Musical, apresentado pela jornalista Patrícia Palumbo e veiculado, diariamente, nas rádios Eldorado FM (SP), Litoral FM (Santos-SP), e Paradiso FM (RJ).

Sobre a Natura

A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui cerca de 6,2 mil colaboradores e registrou no ano de 2009, receita bruta de R$ 5,8 bilhões, um crescimento de 19,3% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 683,9 milhões, 32,1% superior ao registrado em 2008. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, Guatemala, Honduras e El Salvador atua por meio de distribuidores. Sua força de vendas é formada por mais de 1 milhão de consultoras, sendo 984,3 mil no Brasil e 185,8 mil no exterior.
Imprimir