Imprimir

Notícias / Política MT

TSE não libera sistema e TRE não realizará retotalização

Da Redação - Julia Munhoz

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) cancelou a recontagem dos votos dos candidatos a deputados estaduais e federais. De acordo com o secretário de informática, Ailton Lopes, a Justiça Eleitoral do Estado depende de uma liberação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer a retotalização e como vários estados estão realizando o mesmo procedimento nesta quarta-feira (15) o TSE não conseguiu liberar o banco de dados.

De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, a nova cerimônia de retotalização dos votos será realizada nessa quinta-feira (16) às 10h e será conduzida pelo desembargador Márcio Vidal, presidente da Comissão Apuradora das Eleições 2010.

A retotalização dos votos, que implica em novo cálculo do coeficiente eleitoral, atende à decisão liminar proferida pelo ministro Marco Aurélio, do Tribunal Superior Eleitoral, nos autos do Mandado de Segurança nº 4178-37.2010.6.00.0000, impetrado pelo Partido Progressista.

O Pleno do TRE também irá definir se a determinação do ministro se estenderá para todos os partidos que têm candidatos que estão sub judice ou apenas para o PP. Caso a retotalização seja feita para todos os candidatos que estão sub judice, o quadro de candidatos eleitos neste ano pode mudar consideravelmente, alterando os nomes que possivelmente serão diplomados pela Justiça Eleitoral.
Imprimir