Imprimir

Notícias / Política MT

Jayme homenageia UFMT em discurso pelos 40 anos da instituição

Da assessoria

Ao lembrar os 40 anos de fundação da Universidade Federal de Mato Grosso, em discurso, hoje à tarde (15) no Senado, Jayme Campos disse que em torno de muros e castelos surgiram as cidades, protegidas pelas fortificações. “Mas foi ao redor das escolas e das academias que floresceu a civilização, alicerçada no livre pensamento”.

Para ele, a UFMT “nasceu como um farol da liberdade para iluminar o caminho democrático das futuras gerações de mato-grossenses, em plena ditadura militar”. Jayme ainda comparou a instituição com uma fogueira “a clarear consciências”.

O senador afirmou não exagerar quando diz que a universidade “ampliou as fronteiras do conhecimento” em Mato Grosso. “Alargando a massa crítica e multiplicando o poder de compreensão” da própria grandeza do Estado.

- Devo dizer que cada um dos alunos formados pela UFMT se transportou para nossa sociedade como uma ilha do saber acadêmico, propagando em suas atividades pessoais o sumo da retórica e da evolução tecnológica assimilada na escola, comentou.

Jayme Campos fez questão de homenagear o ex-governador Pedro Pedrossian, que recebeu o título de ‘doutor honoris causa’ durante a cerimônia de comemoração do 40º aniversário da UFMT. Segundo ele, um merecido reconhecimento. O senador também destacou a relevância do médico Gabriel Novis Neves, primeiro reitor da entidade, na consolidação educacional e administrativa da universidade.

- Quem semeia conhecimento, colhe prosperidade. Quem planta árvore do saber, vai saborear os frutos da paz e da justiça social, concluiu o senador Jayme Campos.

Imprimir