Imprimir

Notícias / Educação

Instituições de ensino têm até 2012 para se adaptar às novas regras da língua portuguesa

Folha Online

Prevendo que as mudanças ortográficas na língua portuguesa --que entram em vigor neste dia 1º de janeiro de 2009-- devam gerar confusão mesmo entre os professores do idioma, o MEC (Ministério da Educação) estipulou que os livros didáticos do ensino fundamental tenham entre 2010 e 2012 para adotar a nova ortografia em todas as séries.

Já no ensino médio, a medida tem início a partir de 2012. Com isso, os estudantes dos ensinos fundamental e médio vão conviver com a dupla ortografia até 2012. Mas a partir de janeiro de 2013, serão corretas apenas as novas grafias.

Neste período, a tolerância também será estendida para vestibulares e concursos públicos, cujas provas deverão aceitar como corretas as duas normas ortográficas, segundo o MEC.

Para evitar confusões, os professores da rede pública estadual de São Paulo começaram a receber, a partir de outubro de 2008, treinamento para aplicar as regras do acordo ortográfico da língua portuguesa.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, cerca de 17 mil professores e professores-coordenadores da rede estadual passaram pelos treinamentos sobre as novas regras.

Esses educadores, de diferentes disciplinas, terão a função de difundir conhecimento em suas unidades. Ao todo, a rede estadual reúne cerca de 250 mil professores.
Imprimir